Terça-feira, 13 maio 2025
 
Facebook

SP: Audiência pública discutirá Ferrovia Norte-Sul no Noroeste

Trecho da ferrovia em São Paulo beneficiará 14 municípios do interior paulista

Andradina - No próximo dia 25 de Novembro, será realizada em Andradina, a Audiência Pública que discutirá a construção de um trecho da Ferrovia Norte-Sul (EF-151) no interior de São Paulo. A audiência pública foi idealizada e está sendo organizada pela AMENSP – Associação dos Municípios do Extremo Noroeste do Estado de São Paulo.

A Audiência Pública tratará sobre a manutenção do trajeto original da ferrovia no trecho que liga Estrela D’Oeste a Panorama, passando por alguns municípios do Noroeste Paulista, que são: São João das Duas Pontas, São João de Iracema, General Salgado, Auriflama, Guzolândia, Sud Mennucci, Pereira Barreto, Ilha Solteira, Itapura, Castilho, Paulicéia e Santa Mercedes.

Representantes da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), da EPL (Empresa de Planejamento e Logística) e da VALEC Engenharia, Construções e Ferrovia S.A. (empresa construtora da ferrovia) estarão presentes ao encontro. Os prefeitos dos municípios que compõem a AMENSP (Andradina, Bento de Abreu, Castilho, Guaraçaí, Guararapes, Ilha Solteira, Itapura, Lavínia, Mirandópolis, Murutinga do Sul, Pereira Barreto, Rubiácea, Sud Mennucci, Suzanápolis e Valparaíso) e de outras regiões, o Senador Antônio Carlos Rodrigues (PR-SP) e o Deputado Estadual Mauro Bragato (PSDB-SP), Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Malha Ferroviária Paulista, também confirmaram presença.

A convocação da audiência deu-se em função da mobilização de políticos do Mato Grosso do Sul para levar o trajeto da extensão da Ferrovia Norte-Sul para o estado, passando por municípios como Aparecida do Taboado e Três Lagoas, com destino a Porto Murtinho. Diante dessa ameaça, os prefeitos dos municípios que compõem a AMENSP começaram a discussão para comprovar a viabilidade socioeconômica que a construção trará para o Interior de São Paulo.

A Audiência será realizada na Câmara Municipal dos Vereadores de Andradina no dia 25, às 9hrs. A audiência é aberta ao público e a imprensa.

A Ferrovia Norte –Sul

A construção da ferrovia tem por objetivo escoar a produção agrícola do Brasil através de estradas de ferro adequadas para o transporte. Com uma extensão de mais de 4 mil quilômetros, a Ferrovia Norte-Sul reduzirá os custos de comercialização dos produtos agrícolas no Brasil, dará maior importância para as ferrovias do país, integrará ainda mais as regiões produtoras, trará mais economia com a logística de transportes, possibilitando o aumento dos lucros dos produtores, que poderão investir mais em tecnologia e modernização da produção agrícola.