Ponto MIS oferece oficina gratuita de roteiro para cinema
Ilha Solteira - A programação do Ponto MIS de Ilha Solteira em agosto terá uma boa atividade para amantes do cinema. Trata-se da Oficina de Roteiro de Ficção e Documentário, ministrada pelo cineasta Daniel Chaia. Com o objetivo de apresentar conceitos e estratégias de construção do roteiro, tanto de ficção como de documentário, a oficina acontece no dia 5 de agosto, na Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand e é totalmente gratuita.
Durante a oficina, serão exibidos trechos de filmes, que mostrarão diferentes abordagens possíveis a partir de uma mesma ideia. Os participantes desenvolverão exercícios de criatividade narrativa e de síntese, a partir de imagens, sons e textos. Ao final da oficina, terão uma visão global da função do roteiro num filme, sua forma e suas especificidades, sendo encorajados a desenvolver seus projetos pessoais.
O oficineiro Daniel Chaia é cineasta formado pela ECA-USP. Entre seus roteiros de ficção destacam-se “Bens Confiscados”, de Carlos Reichenbach e “Garoto Cósmico”, de Alê Abreu. Entre seus roteiros de documentário, “Rita Cadillac – a Lady do Povo”, de Toni Venturi e “Meu Amigo Cláudia”, de Dácio Pinheiro.
Para participar da Oficina de Roteiro de Ficção e Documentário, é necessário ter 14 anos ou mais e se inscrever previamente na Fundação Cultural (Cine Paiaguás). São 50 vagas.
Sessões de cinema gratuitas – Em agosto, o Ponto MIS de Ilha Solteira também terá sessões de cinema grátis, nos dias 22 e 29 de agosto (as duas últimas quintas-feiras do mês). O filme do mês é “Rebobine, Por Favor”, comédia com Jack Black. No longa, o funcionário de uma locadora de fitas VHS desmagnetiza sem querer todo o acervo da loja. Para atender aos desejos de alguns poucos e fiéis clientes, ele e um amigo regravam de forma caseira filmes como “Robocop”, “O Rei Leão” e “Conduzindo Miss Daisy”, e viram a sensação do bairro. Classificação 12 anos.
As sessões acontecem no Cine Paiaguás, a partir das 20h30, e as 20 primeiras pessoas ganham pipoca. Antes do filme, será exibido o curta-metragem “Eu Não Sei Andar de Bicicleta”.
Sobre o programa – O programa Ponto MIS é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Ilha Solteira, a Fundação Cultural e o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS). Seu objetivo é levar sessões de cinema gratuitas, promovendo o acesso ao cinema e formação de público, com programa com filmes, além de bate-papo com os diretores dos filmes e oficinas realizadas pelo Núcleo Educativo do museu. Todos os meses são oferecidos programas gratuitos.