Servidora conquista pódio em corrida pedestre e vira atração
Ela começou a caminhar para diminuir os efeitos do estresse em sua cadela de estimação, passou a correr e acabou se tornando campeã em várias maratonas
Murutinga do Sul - A servidora pública municipal Neide Rodrigues de Araújo, de Murutinga do Sul, conquistou essa semana o primeiro lugar na corrida de São Jonas, realizado na cidade de Pirajuí. Disputada no domingo de Páscoa, enquanto muitos saboreavam ovos de chocolate, a prova teve um sabor especial para a agora maratonista Neide que aos 47 anos não quer mais parar de correr.
Há pouco mais de um ano, ela começou a caminhar com a cadela Mel, com a intenção de aliviar o animal de um estresse adquirido por passar a maior parte do dia trancada no quintal da residência, enquanto a dona também matinha uma vida sedentária, de casa para o trabalho e do trabalho para o lar, como costuma fazer boa parte dos brasileiros. Mas o que Neide - agora atleta admirada pelos murutinguenses - nem imaginava era que o bem que pensara estar proporcionando à cachorra Mel a levaria ao doce gosto da vitória em várias provas disputadas em diferentes localidades.
O feito chamou a atenção dos moradores, motivou cumprimentos oficiais do prefeito José Célio Campos e da primeira-dama Nádia, e encheu de alegria os seus preparadores físicos Cibele e Wagner, da academia MSul Treinamento Físico, que desde a primeira prova passaram a orientar a atleta. O vice-prefeito Paulo Gambaratto e a esposa Márcia – Diretora Municipal de Cultura também fizeram questão de parabenizar a nova veneração da cidade, destacando que sua atitude além de fazer bem para o físico e incentivar jovens e adultos, ainda tem projetado o nome de Murutinga ao mais alto do pódio. As autoridades políticas, contudo, não são os únicos e Neide já é cumprimentada por todos os lugares por onde passa. Sua boa atuação já rendeu até mesmo alguns patrocinadores, entre eles, o próprio Departamento Municipal de Esportes, a quem o prefeito José Célio determinou que não meça esforços para incentivar e ajudar a atleta.
De acordo com os preparadores Cibele e Wagner, através dos exercícios na academia, foi possível melhorar o desempenho e motivar a competidora nas diversas circunstâncias física, psíquica e mental; características, segundo eles, peculiares que se destacam e fazem a diferença em competições desta natureza.
Apoiada também pela família, a competidora reconhece que não foi nada fácil. “Muitas subidas, muitas concorrentes experientes e talvez meu maior adversário tenha sido a ansiedade, embora as outras atletas tivessem um currículo maior do que o meu, não me deixei abater e a cada passada fui superando tanto um como o outro”, relembrou.
Motivação
Quando Neide chega à casa vinda do trabalho, coloca traje de esporte e pega seu tênis a cadela Mel, uma adulta de grande porte, já sabe que é hora de tirar o estresse. O único problema agora é que os 2 quilômetros percorridos inicialmente no trecho de asfalto da estrada que leva de Murutinga a Planalto se tornaram curto porque, além de não conseguir mais apenas caminhar lentamente como fazia no começo, Neide aumentou a distância para cerca de 11 quilômetros, trecho que foi crescendo gradativamente.
Na medida em que melhorava o desempenho físico, crescia em Neide também a vontade de colocar à prova o que as pessoas já começavam a comentar na academia e nas ruas, ou seja, que ela tinha talento. E não deu outra. Entre as provas disputadas com conquista de troféus e medalhas estão corridas em Mirandópolis, em Araçatuba, em Presidente Prudente em ocauçu e a mais recente em Pirajuí.
A servidora pública que durante a semana trabalha na limpeza da creche municipal já havia até pensado em parar com a corrida, mas encorajada pelos amigos e incentivada pelo poder público se prepara para novas vitórias, enquanto a cadela Mel, que só queria se livrar do estresse e da solidão agora é a mascote e mais que nunca amiga inseparável nas caminhadas e corridas diárias.