Quinta-feira, 8 maio 2025
 
Facebook

Ponto MIS terá oficina de cinema com o crítico Sérgio Alpendre

( Fotos: Paulo Filho (foto de Sérgio Alpendre); divulgação (fotos de "Antes que o Mundo Acabe").

Ilha Solteira - O Ponto MIS (Museu da Imagem e do Som de São Paulo) de Ilha Solteira terá uma série de programas culturais gratuitos no mês de abril. Além das sessões de cinema gratuitas, que neste mês exibe o longa nacional premiado “Antes que o Mundo Acabe”, haverá a oficina de cinema “Grandes Momentos do Cinema”, com o crítico Sérgio Alpendre.

Sérgio Alpendre é crítico de cinema, jornalista, professor e pesquisador. Coordena o Núcleo de História e Crítica da Escola de cinema e artes Inspiratorium. É colaborador da Folha de S. Paulo (Guia livros, discos, filmes e Guia Folha) e do UOL Cinema. Na oficina “Grandes Momentos do Cinema”, ele apresenta um resumo dos principais momentos da história do cinema, desde os pioneiros até os dias de hoje, com exibições de trechos de filmes e informações sobre a evolução da linguagem cinematográfica. O participante terá a oportunidade de ver os filmes com outros olhos, observando como a linguagem trabalha em suas engrenagens e enriquecendo a experiência audiovisual.

A oficina “Grandes Momentos do Cinema” acontecerá na terça-feira, dia 9 de abril, a partir das 18 horas, na Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand. Para participar, é necessário se inscrever previamente na Fundação Cultural (Cine Paiaguás). São 50 vagas para participantes de 14 anos ou mais. Informações no telefone (18) 3743-6099.

Cinema de graça

Nas duas últimas quintas-feiras do mês, o Ponto MIS de Ilha Solteira traz sessões gratuitas de cinema. Em abril, o longa em cartaz é “Antes que o Mundo Acabe”, da diretora Ana Luiza Azevedo. No longa, Daniel é um adolescente de 15 anos que vive típicos conflitos da idade. Conflitos que aumentam quando o pai, que nunca havia dado sinal de vida, resolve lhe mandar uma carta. O homem mora na Tailândia e vai dar a Daniel uma nova visão sobre o mundo.

“Antes que o Mundo Acabe” levou seis prêmios no 2º Festival de Cinema de Paulínia e o Prêmio Itamaraty de Melhor Longa de Ficção Brasileiro na 3ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Antes do longa, será exibido o curta-metragem nacional “Dona Cristina Perdeu a Memória”. As sessões serão realizadas nos dias 18 e 25 de abril, a partir das 20h30, no Cine Paiaguás, e a classificação é 12 anos. As 20 primeiras pessoas que chegarem ganham pipoca.

Residência Pontos MIS – O MIS (Museu da Imagem e do Som de São Paulo) abre em abril as inscrições para a Residência Pontos MIS. Escolhidos através de uma convocatória, que terá inscrições abertas no site do MIS (www.mis-sp.org.br) do dia 10 de abril a 24 de maio de 2013, o MIS vai acolher dez pessoas que morem no estado de São Paulo. Durante uma semana, os escolhidos assistirão aulas e palestras nas dependências do museu e farão visitas a empresas e instituições ligadas ao audiovisual. Após a semana de aula os residentes voltarão para as suas cidades, produzirão seus filmes de curta-metragem e poderão voltar ao MIS para a edição do material.

Sobre o programa – O programa Ponto MIS é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Ilha Solteira, a Fundação Cultural e o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS). Seu objetivo é levar sessões de cinema gratuitas, promovendo o acesso ao cinema e formação de público, com programa com filmes, além de bate-papo com os diretores dos filmes e oficinas realizadas pelo Núcleo Educativo do museu. Todos os meses são oferecidos programas gratuitos.