Segunda-feira, 5 maio 2025
 
Facebook

Sob liminar do TSE, Neusa Joanini retorna ao cargo

Nova Independência - A prefeita de Nova Independência, Neusa Joanini (PSDB), após 16 dias de afastamento, retornou ao Poder Excecutivo na tarde desta quinta-feira (7) após o TSE - Tribunal Superior Eleitoral, conceder liminar favorável a ela na noite de quarta (6). Neusa Lopes Joanini foi afastada no dia 20 de fevereiro.

Com a liminar, Neusa Jonini poderá ficar no cargo até o julgamento final do processo, tendo chances de continuar ou não no comando do municipio. Quem estava governando a cidade até então era o vereador e presidente da Câmara, Geraldo Juniti Oguri (PV), mais conhecido como Geraldo Morimoto. Ao assumir, aconselhado por advogados, Geraldo suspendeu todas as nomeações de cargos de confiança feitos anteriormente por Neusa, como medida preventiva.

A prefeita se tornou candidata após seu marido e então candidato nas eleições de 2012, Valdemir Joanini (PSDB), ser barrado pela Lei da Ficha Limpa, o que resultou no processo contra Neusa. As alegações da base de oposição é de que o eleitor estava focado em votar em Valdemir, nome e foto que apareciam nas urnas eletrônicas. No entanto, os votos foram direcionados para outra pessoa, no caso Neusa Joanini.

Em entrevista, a prefeita disse que confia que a justiça será feita e que Nova Independência volta a sorrir. “A cidade não era nada antes da família Joanini assumir o comando, hoje Nova Independência é uma cidade valorizada”, afirmou Neusa ao retornar à prefeitura.