Quarta-feira, 14 maio 2025
 
Facebook

Campanha de prevenção ao câncer de mama acontece em Murutinga do Sul

(Foto: Ilustração).

Murutinga do Sul - A partir da próxima segunda-feira (21), estará em Murutinga do Sul a Unidade Móvel com dois Mamógrafos Digitais do Hospital do Câncer de Barretos. Esta unidade atenderá gratuitamente as mulheres de Murutinga do Sul na faixa etária de 40 e 69 anos, esse atendimento acontece até quinta-feira (24).

Nesta semana, a enfermeira responsável pelo rastreamento organizado de mama, do Hospital de Câncer de Barretos, Sheila Alves Neves mobilizou e sensibilizou sobre a prevenção ao câncer de mama às equipes de Saúde. Segundo a enfermeira Sheila, a proposta é atender cerca de 75% das mulheres (que tenham entre 40 e 69 anos). “Os 25% restantes, acreditamos, são mulheres que passam por atendimento em convênios ou particulares”, disse.

A enfermeira explicou ainda que os exames serão feitos somente na região de abrangência da mulher, com agendamento prévio e apresentação do CPF, do comprovante de residência e do Cartão Nacional do SUS - Sistema Único de Saúde.

A enfermeira explica que o Hospital de Câncer de Barretos esta mobilizando um serviço importante para a cidade de Murutinga do Sul, onde o IBGE mostra que existem 486 mulheres com idade de 40 a 69 anos. “Vamos visitar as empresas, comércio, igrejas para divulgar o projeto, a Prefeitura vai entregar bombons para todas mulheres que realizarem os exames para que possamos atingir a meta. Nas residências as agentes comunitárias de Saúde terão papel importante para explicar o projeto e a necessidade das mulheres fazerem os exames”, esclareceu.

Campanha

No dia 21 de maio, a Unidade Móvel estará atendendo a partir das 8 horas, em frente a UBS (Unidade Básica de Saúde) de Murutinga do Sul. A prefeitura está promovendo uma grande parceria para divulgar o projeto na cidade. Por se tratar de um equipamento de última geração, portanto de grande tecnologia, o câncer poderá ser descoberto numa fase bem inicial, o que deverá facilitar o tratamento.

De acordo com a enfermeira Sheila, do Departamento de Prevenção do Hospital de Câncer de Barretos, em casos de detecção de suspeitas, as mulheres serão encaminhadas para o Hospital de Câncer de Barretos ou Jales. “No atendimento em Murutinga do Sul uma técnica de Radiologia fará o exame, devendo o laudo sair aproximadamente 30 dias”, informou a enfermeira. O exame será aplicado apenas por mulheres, como forma de evitar constrangimentos às pacientes.