Quinta-Feira, 21 de Março de 2019
 

Via de acesso ao JBS/Friboi levará nome de seu fundador

Andradina - O Executivo sancionou no último dia 14, o Projeto de Lei nº 2.507/2009, aprovado pela Câmara Municipal, de autoria dos vereadores Edgar Dourado e Ernesto Antonio da Silva Júnior – batizando a via de acesso ao frigorífico JBS/Friboi com o nome de seu fundador, o empresário José Batista Sobrinho – o Zé Mineiro.

Além da homenagem ao pioneiro do ramo de carnes no Brasil, o projeto facilitará a entrega de correspondências pelo serviço postal, de materiais por fornecedores e de comunicações oficiais por órgãos públicos federais, estaduais e municipais.

Justificativa

“O projeto visa prestar uma simples homenagem a um empresário e empreendedor, que muito tem feito pelo desenvolvimento da nossa cidade, principalmente levando o nome de Andradina a todos os continentes e inúmeros países, através dos produtos aqui fabricados e exportados, como também na geração de empregos e renda”, justificam os autores.

Segundo eles, é de conhecimento público que após a desativação do Frigorífico Mouran, pela empresa SADIA, Andradina passou por um período negativo economicamente, face às centenas de demissões ocorridas e a queda do índice de participação no município nos impostos arrecadados.

Período triste para a nossa história, pois a mais antiga indústria da nossa cidade, da qual nós andradinenses sempre nos orgulhamos, teve suas portas fechadas.

Pela determinação e coragem do empresário Mario Celso Lopes, tivemos a satisfação de ver o frigorífico voltar as suas atividades no início do ano de 1999, vindo, após alguns meses, negociá-lo com o Grupo Friboi, liderado pelo empresário José Batista Sobrinho.

Empreendedor que é, realizou algumas reformas e adaptações, buscando melhorar ainda mais a eficiência e o processo produtivo da nova Unidade, e em 18 de outubro de 1999, realizou o abate do primeiro lote de animais sob os domínios do Grupo Friboi. Em pouco tempo, o Frigorífico de Andradina passou a ser o “xodó” e a Matriz do Grupo.

“Como cidadãos e munícipes não podemos deixar passar esta oportunidade de homenagear o líder do Grupo JBS/Friboi, que completa 10 anos de atividade em Andradina, dando a denominação da “via de acesso” ao Frigorífico de “Avenida José Batista Sobrinho” (Zé Mineiro) em reconhecimento e gratidão ao que tem feito em prol do desenvolvimento de Andradina”, argumentam os vereadores Edgar Dourado e Ernestinho.

Família

Natural de Carmo do Rio Claro – MG, Zé Mineiro nasceu em 23 de março de 1933. Casado com Flora Mendonça Batista, tem seis filhos:

José Batista Júnior, Wesley Mendonça Batista, Joesley Mendonça Batista, Vanessa Mendonça Batista, Valére Batista Ramos e Vivianne Batista Silveira.