Sábado, 7 de Dezembro de 2019
 

Outubro passou, mas a prevenção tanto da mulher quanto do homem precisa continuar

O mês rosa sempre é muito eficaz quando o assunto é conscientização, mas finalizada a campanha, as ações de prevenção devem permanecer

Andradina - A Organização Social de Saúde Irmandade Santa Casa de Andradina, mantem em suas unidades recomendações e atendimentos para as mulheres,tanto em relação a prevenção quanto em tratamento, em outubro as ações foram intensificadas com palestras e orientações para os colaboradores e pacientes.

“As campanhas são essenciais para que possamos chamar a atenção, mas nosso foco é continuar prestando o melhoratendimento em consultas e exames, além de orientação para os cuidados com a saúde”. Afirma Sebastião Sérgio da Silva, Superintendente da Organização. Agora no mês azul, o alerta é para a importância dos cuidados com a saúde do homem.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

Já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não-transmissíveis. Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

Entre os fatores que mais ajudam a prevenir o câncer de próstata estão:ter uma alimentação saudável, manter o peso corporal adequado, praticar atividade física, não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Pode parecer clichê, mas ainda a prevenção e o diagnóstico precoce é o melhor remédio!!!