Sábado, 7 de Dezembro de 2019
 

Mostra Culturando promove apresentações de teatro e dança na Casa da Cultura

Ilha Solteira - Neste domingo, 20, a partir das 19 horas, na Casa da Cultura Rachel Dossi, acontece a Mostra Culturando. O evento é composto por três espetáculos que são o resultado dos projetos de formação cultural Danças Urbanas e Teatro Escola, desenvolvidos ao longo de 2019 pelo Departamento Municipal de Cultura. A entrada é gratuita e classificação é livre.

Dentre as atrações da Mostra Culturando está o espetáculo “Danças Brasileiras”. A apresentação traz danças típicas de diversas regiões do país, mostrando os costumes e a cultura de cada região e divulgando as expressões de uma população. O espetáculo é resultado do Projeto Danças Urbanas, que promove aulas gratuitas de dança para adolescentes nas tardes de sexta-feira, na Casa da Cultura Rachel Dossi.

Outra atração da Mostra é o espetáculo teatral “A Menina e o Vento”. Trata-se de uma montagem estrelada pelas crianças do Projeto Teatro Escola, baseada na obra de Maria Clara Machado. Na peça, o Vento faz uma proposta para a menina Maria: ela deve viajar pelo mundo e, depois, se tornar uma brisa marítima. Maria se vê então no dilema de começar ou não essa nova vida. O espetáculo é resultado das aulas de teatro da turma infantil do Projeto Teatro Escola, que promove aulas de teatro gratuitas para crianças nas manhãs de sábado, na Casa da Cultura.

Além destes, será apresentado ainda o espetáculo teatral “Auto da Compadecida”, com os alunos da turma de adolescentes do Projeto Teatro Escola. Da obra de Ariano Suassuna, a peça mostra as aventuras de João Grilo e Chicó, dois nordestinos pobres que vivem de golpes para sobreviver. A montagem é resultado das aulas de teatro da turma juvenil do Projeto Teatro Escola.

Culturando – O Projeto Culturando engloba as ações de formação cultural desenvolvidas pela Prefeitura de Ilha Solteira, por meio do Departamento de Cultura. Ele é composto pelos projetos Danças Urbanas e Teatro Escola. O Danças Urbanas promove aulas de dança para adolescentes todas as sextas-feiras, das 16h às 19h, sob orientação da coreógrafa Ianca Thaís.

Já o projeto Teatro Escola oferece aulas de teatro gratuitas nas manhãs de sábado, com duas turmas: uma infantil e outra adolescente. Os professores são os profissionais de teatro Melissa Nascimento, Paulo Jordão e Capitu Francese. Todas as atividades acontecem na Casa da Cultura Rachel Dossi e são gratuitas.