Sábado, 7 de Dezembro de 2019
 

Saúde de Nova Independência inicia ações de conscientização do Outubro Rosa

Nova Independência - A Unidade Básica de Saúde II Lenir Spazzapan, já começou às atividades de campanha do Outubro Rosa em Nova Independência. Uniformizadas, as agentes e profissionais da secretaria de Saúde estão preparadas para receber e alertar a população sobre a campanha, que visa prevenir o câncer de mama e o câncer no colo do útero.

Durante todo o mês de outubro serão realizadas ações destinadas à comunidade, atendendo e conscientizando mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos. A Secretária Elen Bifi lembrou ainda a importância da população de comparecer à UBS II localizada na Rua Eurico Soares de Andrade 480, no centro da cidade, para realizar exames, e ressaltou que o diagnóstico precoce dá maiores chances de cura e recuperação ao paciente.

“O autoexame, não é considerado suficiente para a detecção da doença. Conhecer o próprio corpo e perceber sinais de possíveis mudanças é uma importante ferramenta de empoderamento da mulher frente à própria saúde, mas não substitui a mamografia” afirmou.

Outra mulher a incentivar o exame é a Agente de Saúde Marcia Peres, “é fundamental a participação de toda população feminina, com o diagnóstico precoce o tratamento fica muito mais rápido e fácil de combater" concluiu a agente.

A Prefeita do município, Thauana Duarte, visitou recentemente as instalações da Unidade Básica Saúde, local onde serão realizados os exames, elogiou todos os colaboradores; " Nossa missão é dar todo o suporte necessário para que a população sempre tenha um atendimento de excelência, e eu tenho certeza absoluta que a equipe está totalmente preparada para mais uma campanha 'Outubro Rosa' vamos superar nossa meta" finalizou a Prefeita.

O que é Outubro Rosa?

O Outubro Rosa é uma campanha mundial realizada anualmente no mês de outubro, que busca a conscientização das mulheres a respeito da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, aumentando as chances de cura e reduzindo a mortalidade. A campanha é simbolizada pelo laço cor-de-rosa.

Durante o mês de outubro, são realizadas as campanhas a fim de encorajar as mulheres a realizar esses exames e tratar qualquer problema encontrado precocemente, visto que, nos estágios iniciais, o câncer de mama é assintomático e responde muito melhor aos tratamentos.

“O câncer de mama é o segundo tipo mais comum entre as mulheres do mundo inteiro, perdendo apenas para o câncer de pele.”

A população está convidada para o dia “D” que acontece no próximo dia 26, realizado pelas agentes de saúde da unidade que vão ministrar palestras e seminários especiais sobre o tema.