Sexta-Feira, 15 de Novembro de 2019
 

UBS do Alvorada é reconhecida e credenciada pelo Ministério da Saúde

Castilho – Implantada em janeiro deste ano pela Prefeita Fátima Nascimento, a UBS do bairro Alvorada acaba de ser reconhecida oficialmente pelo Governo Federal. Por meio de decreto, esta Unidade Básica foi credenciada e passará a receber verba específica do Ministério da Saúde. Até então a mesma vinha sendo mantida 100% com recursos do município.

“Eu sempre tive esse propósito de oferecer aos nossos castilhenses uma saúde com qualidade. Quando montamos a UBS no bairro Alvorada foi para encurtar a distância que tinha entre os moradores daquela região e o CIS (Centro Integrado de Saúde). Da mesma maneira criamos uma nova equipe de agentes para atender mais de perto essas pessoas”, diz a Prefeita Fátima. Quem também comemorou o credenciamento foi a secretária de Saúde, Janini Nascimento.

“O Ministério da Saúde acatou nosso projeto. Sinal que entendeu que a Gestão estava certa em pedir mais uma equipe de agentes. Essa é mais uma prova do quanto era necessário ter montado a nova equipe”, vibrou Janini.

Com o credenciamento, Castilho passa a receber os incentivos de custeio referentes aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), e às equipes de Saúde da Família (eSF), da UBS do Alvorada. A verba mensal será de até R$ 7.100,00. “Já uma grande ajuda”, reforça a secretária.

O polo de atendimento do bairro Jardim Novo Alvorada atende ainda moradores dos bairros Alvorada, Olga Benário, parte do Leão I e parte do centro. Esta é a sétima unidade implantada no município das dez UBS liberadas pelo Ministério da Saúde à Castilho. No local há uma médica, 09 agentes comunitárias, enfermeira coordenadora, secretária e um auxiliar de serviços gerais.