Quinta-feira, 25 abril 2024
 
Facebook

Evento em São José dos Campos reúne empreendedores para discutir projetos de pesquisa para inovação

Estado - 75 empresários de cidades do Vale do Paraíba se reuniram, na quarta-feira (25), no Ciesp de São José dos Campos, para receber orientações sobre o Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE).

Foi uma oportunidade para as empresas interessadas em apresentar projetos esclarecerem suas dúvidas antes do encerramento do prazo da chamada PIPE - 3º Ciclo de Análise de 2018. As inscrições, que podem ser feitas em http://www.fapesp.br/pipe/chamada-3-2018, vão até o próximo dia 30 de julho.

O encontro teve o objetivo de instruir pequenos empresários sobre os procedimentos, documentação e prazos para apresentação de propostas. Os projetos deverão ser desenvolvidos por pesquisadores com vínculo empregatício com a empresa ou a elas associados para sua realização.

As propostas podem ser desenvolvidas em duas etapas. A Fase 1, de demonstração da viabilidade tecnológica do produto ou processo, tem duração máxima de nove meses e recebem recursos de até R$ 200 mil. A Fase 2, de desenvolvimento do produto ou processo inovador, tem duração máxima de 24 meses e recebem até R$ 1 milhão.

Cesar Augusto Teixeira Andrade e Silva, diretor do Ciesp em São José dos Campos, coordenou o encontro e destacou a importância da FAPESP e outras agências de apoio à inovação se aproximarem das empresas.

Já Sergio Queiroz, da FAPESP, mostrou dados sobre os investimentos públicos e privados em pesquisa e inovação no Brasil e em outros países. Informou e tirou dúvidas sobre o PIPE e ressaltou a necessidade das empresas terem pesquisadores e programas para estimular a cultura da inovação permanente.

Representantes do Senai e da agência paulista de desenvolvimento - Desenvolvesp também apresentaram seus programas. Algumas linhas próprias e outras em parceria com Finep, Embrapi ou BNDES.

O deputado estadual Itamar Borges, presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo da Assembleia Legislativa, não participou do encontro em função das restrições relacionadas ao período eleitoral, mas destacou a importância do evento. “Esses encontros são importantes para a descentralização e interiorização do desenvolvimento científico e tecnológico no Estado de São Paulo.

Os pequenos empresários que estão próximos das grandes universidades já conhecem o caminho para buscar recursos, o desafio é levar essa oportunidade a todos os empreendedores paulistas”, afirmou o parlamentar.