Sexta-feira, 29 mar 2024
 
Facebook

Jamil acompanha obras de melhorias na Estação de Tratamento do Pereira Jordão

Jamil acompanha moderna estrutura de lagoas de tratamento conhecida como sistema australiano. Ao fundo uma das lagoas sendo preparada para receber a manta de impermeabilização

Andradina - O prefeito Jamil Ono (PT) esteve acompanhando, na tarde de quinta-feira (08), as obras de reforma e melhorias da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) do Pereira Jordão feitas pela empresa Águas de Andradina.

Na ETE do Pereira Jordão estão sendo investidos cerca de 5,4 milhões em uma moderna estrutura conhecida como sistema australiano, que vai incluir quatro lagoas, divididas em Lagoa Anaeróbial, Lagoa Facultativa e Lagoa de Polimento.

Jamil destacou como estes investimentos históricos tornam Andradina referência no noroeste paulista em saneamento básico. “Este tipo de investimento é extremamente importante e está ligado diretamente na qualidade de vida dos andradinenses”, destaca Jamil explicando que o município tem 100% de tratamento do esgoto coletado.

O Governo de Andradina é referência no país em Saneamento Básico, segundo ranking nacional de Eficiência dos Municípios – Folha (REM-F) em conjunto com o Datafolha, tendo com Jamil o índice 0,908 enquanto a média nacional é de 0,567, com alta eficiência no atendimento de água, coleta de lixo domiciliar e cobertura da rede de esgoto.

“Segundo estudos, a cada real investido em saneamento básico, são economizados quatro reais no sistema de saúde”, destaca Jamil.

O secretário de Obras e Infraestrutura, Ernaldo Calvoso, ressalta a preparação estrutural do sistema de tratamento do esgoto para os próximos 30 anos, já que o projeto prevê o aumento da demanda populacional. “São investimentos para garantir um desenvolvimento sustentável”, comenta Ernaldo.

Será praticamente duplicada a capacidade operacional da estação que passará a ter 82 mil metros quadrados de lagoas e quando concluída vai substituir também a ETE Figueira, que deixará de receber o esgoto, conforme explica o gerente operacional da empresa Águas de Andradina, Eduardo Gaiotto. “O sistema vai passar de 45 para 82 litros por segundo através de um arranjo tecnológico de mantas que evita o contato com o solo e contaminação do lençol freático”, elucida o gerente.

Quem também acompanhou a visita foi o diretor regional da CAB Ambiental, Eduardo Caldeira, que confirma como Andradina está em outro patamar no saneamento ambiental. “São estações modernas e eficientes mantas de impermeabilização, preparando a cidade para o futuro”, comenta o diretor, confirmando investimentos também nas ETEs da Água Branca e São Pedro.

O secretário Municipal do Meio Ambiente, Claudio Gotardo, explica como estes investimentos feitos na gestão do prefeito Jamil, no tratamento da água que volta aos afluentes dos rios, são um marco para o município. “A nova estrutura é a garantia de que a água chegue aos afluentes em altíssima qualidade”, comenta Gotardo.

O presidente da Arsae (Agência Reguladora do Serviço de Água e Esgoto de Andradina), Sinval Previato, destaca as ações em conjunto para garantir melhor serviço à população. “A agência tem o papel de fiscalizar o cumprimento das metas de investimentos para garantir o desenvolvimento sustentável, a universalização e qualidade do serviço prestado”, explica Sinval.