Sexta-feira, 26 abril 2024
 
Facebook

Jairo Queiroz é destaque na revista Globo Rural

Três Lagoas - O sócio do Sindicato Rural de Três Lagoas, Jairo Queiroz, foi destaque na revista do Globo Rural, edição de outubro, que trouxe a indústria do cavalo, responsável por mover R$ 16 bilhões no Brasil.

A matéria mostrou as transformações do setor, venda de animais de elite, entre outros assuntos. Em 2013, a equipe do Pauta Rural esteve na fazenda Acácias - Haras dos Faveiros, de Jairo Queiroz, localizada em Três Lagoas – MS, para fazer uma matéria sobre cavalos Árabes.

Para quem trabalhou sempre com medicina, em especial com uma das especialidades mais complicadas, a cardiologia, hoje dedica parte do seu tempo depositando carinho e atenção aos cavalos Árabes, Jairo é um exemplo de empreendedor. O Haras tem 700 hectares e conta com o gado nelore apurado geneticamente durante três décadas e o plantel de cavalos puro-sangue árabes.

“Assumi tudo o que meu pai tinha construído há 50 anos. Não foi fácil, pois quando vim para Três Lagoas eu era o único médico cardiologista da cidade. Paralelamente eu exercia a medicina e a pecuária. Comecei a ficar interessado por cavalos Árabes, fiquei fascinado pela beleza, pela resistência e também pela pureza racial”.

O amor maior pela raça deu-se quando Jairo viu que AF Donana havia parido um potrinho tordilho, filho de Sahibi, que recebeu o nome de Acrux, o primeiro produto a nascer no Haras e o primeiro produto de AF Donana. Jairo chamou o amigo Orestes Prata, tradicional criador de cavalos Árabes e após ver o potro, chegaram à conclusão que AF Donana iria para o russo Prichal (Aswan x Palmira por Priboj). No ano seguinte, coberta por Prichal, AF Donana pariu o incrível Don El Chall, e este foi apenas o começo de uma história que vem marcando o cavalo Árabe.

Crescimento

Dois anos se passaram e essa cadeia do agronegócio só aumentou no Brasil. Com um crescimento de aproximadamente 12% ao ano, o que proporciona cerca de 3.2 milhões de empregos diretos e indiretos, contribui também com o comércio de rações, medicamentos, leilões, trabalhos para estilistas, além de fabricantes de acessórios para cavaleiro.

Indicadores

Mato Grosso do Sul ocupa o 6ª lugar na distribuição do plantel no Brasil, com 337.124. Minas Gerais ocupa o primeiro lugar com 758.880, segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Curiosidades

Confira abaixo algumas curiosidades do Cavalo Árabe retiradas do site da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Árabes.

- O primeiro Puro Sangue Árabe brasileiro nasceu em 15 de Outubro de 1929. Era uma fêmea, registrada com o número 8 no livro de Registro e o brasileiríssimo nome Airé, filha de Risfan e que veio no útero de Racbdar, uma das sete éguas importadas por Echenique.

- A criação brasileira exporta cavalos Árabes para países da América do Sul, América do Norte, Europa, Oriente Médio e Austrália e é reconhecida como uma das mais importantes criações do mundo.

-Existem cerca de 35 mil cavalos puros registrados, 3241 haras inscritos no Stud Book e é uma das mais destacadas raças no país.

Para conferir a matéria da revista Globo Rural, acesse:http://revistagloborural.globo.com/Noticias/noticia/2016/10/industria-do-cavalo-e-o-destaque-da-edicao-de-outubro-de-globo-rural.html .