Domingo, 25 de Agosto de 2019
 

Alunos participam de culto à Bandeira

Alunos declamam poema sobre intitulado “Água Nossa de Cada Dia”

Castilho - Os alunos da Emeief “Maria Aparecida Buzachero Bandeira”, uma escola rural situada no Assentamento Nossa Senhora Aparecida, antiga fazenda São Luiz, em Castilho, realizam Cultos à Bandeira todas as sextas-feiras, no início do período de aulas.

Esse tipo de atividade tradicionalmente realizada nas escolas, e determinado por lei, desenvolve junto ao aluno noções de civismo, patriotismo, além de ajudá-los a reconhecerem os símbolos nacionais como a Bandeira Nacional Brasileira, a Bandeira do Estado de São Paulo e a Bandeira do Município de Castilho.

Ainda proporcionam a oportunidade para os alunos aprenderem a entoar o Hino Nacional Brasileiro e o Hino ao Município de Castilho. Os hinos não somente são cantados durante estas atividades, como também são antes, ensinados pelos professores durante as aulas. Uma vez por mês realiza-se atividades culturais durante o Culto à Bandeira, abordando diversos temas.

Na última sexta-feira (23) foi a vez do 5º ano “Verde” expor sua apresentação. Os temas abordado foram “Poesia Viva e Água Nossa de Cada Dia”, em alusão ao Dia Nacional da Poesia (14 de março) e ao Dia Mundial da Água (22 de março).

Os alunos realizaram duas simples apresentações, sendo a declamação do poema “Água Nossa de Cada Dia”, que foi apreciado pelos demais alunos, professores e funcionários da escola, com muita atenção, após uma pequena palestra suscitando as características físicas da água pura, seus benefícios, utilidades e a importância de combater o desperdício e a contaminação das fontes e dos reservatórios naturais de água. Esta última foi bem aceita entres os demais alunos porque puderam participar dando respostas a perguntas sobre a água.

Durante a apresentação pode-se escutar os pequenos dizerem que “tem que ferver a água por causa dos germes”, “só pode beber água filtrada”, “não pode deixar torneiras abertas” e muito mais dizeres que revelam que esta lição eles aprenderam bem.