Sábado, 1 de Novembro de 2014
 

Câmara Municipal presta homenagem ao Dr. Jorge Nakaguma

Vereador Edgar homenageia Jorge Nakaguma

Andradina - Após receber o Prêmio “Kiyoshi Yamamoto” instituído em 1965 pela Abeta - Associação Brasileira de Estudo de Técnica Agrícola, o pecuarista e artista plástico Jorge Nakaguma acaba de ser homenageado pelo vereador Edgar Dourado (PV) com uma Moção de Aplausos, Incentivos e Congratulações. O anúncio da honraria foi feito durante a sessão da Câmara da última segunda-feira (13).

Para o vereador Edgar Dourado, Nakaguma é merecer de muitas outras honrarias pelo trabalho que desenvolve em função do bem de toda uma comunidade e dos interesses do meio rural.

Formado em odontologia, Jorge Nakaguma reside em Andradina, mas mantém propriedade rural em Guaraçaí, a Fazenda Santa Iracema, onde montou o “Museu da Época”, que está aberto ao público, com acervos que fazem as pessoas voltarem ao passado, como peças, materiais, ferramentas, documentos e fotos, todos relativos ao período de ocupação do oeste paulista, bem como das antigas comunidades rurais dos primeiros anos da imigração japonesa na região noroeste do Estado.

Dr. Jorge Nakaguma é principalmente reconhecido como um importante criador da raça Nelore e começou a formar seu plantel após adquirir matrizes dos mais renomados criatórios e animais de famílias já consagradas no País e, passou então a desenvolver reprodutores totalmente criados a pasto, com genes melhorados, com isso, tem hoje a capacidade de oferecer aos produtores rurais, reprodutores que possam gerar animais que ganhem peso com simplicidade de manejo e baixos custos de produção diminuindo o ciclo produtivo.

“Se a seleção e o melhoramento genético de gabo bovino, em especial do gado Nelore, exerceram um papel de vital importância e decisiva na economia, no agronegócio e consequentemente no desenvolvimento social do País, Jorge Nakaguma foi e continua sendo uma das figuras significativas do setor, e, o seu trabalho, ao longo de quatro décadas de atividades, fomentou progresso, criou novas oportunidades e promoveu benefícios inestimáveis”, concluiu Dourado.

Prêmio

O Prêmio “Kiyoshi Yamamoto” faz referência ao fundador da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social e doutor em agricultura Dr. Kiyoshi Yamamoto.

O objetivo do prêmio é dar continuidade aos propósitos do Dr. Yamamoto que entendia ser prioritário para o sucesso das famílias rurais nikkeis, o desenvolvimento de suas técnicas agrícolas.