Sexta-feira, 29 mar 2024
 
Facebook

Agentes apreendem suposta droga sintética “k4”, extratos bancários e documentos falsificados

Materiais estavam sob posse de familiares de sentenciados em dias de visitação, no último fim de semana

Nos dias 09 e 10 de novembro, estabelecimentos prisionais subordinados a Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado (Croeste) registraram tentativas frustradas de inserção de objetos ilícitos nos presídios e que foram barrados durante os procedimentos de revista.

Vale lembrar que os visitantes flagrados são excluídos do rol de visitas e levados à Delegacia de Polícia Civil mais próxima, sem prejuízo de responderem na esfera criminal.

Também é instaurado Procedimento Disciplinar para apurar a cumplicidade dos presos que receberiam os materiais podendo, ainda, ser instaurados Procedimentos de Apuração Preliminar para apurar supostas responsabilidades funcionais.

Sábado - 09.11.2019 - Penitenciária “ASP Lindolfo Terçariol Filho” de Mirandópolis II - No último sábado, por voltas das 16h00, durante a saída de visitantes, um funcionário do setor de Portaria da Penitenciária II de Mirandópolis percebeu certa irregularidade na coloração do R.G. da Sra. M. T. S. F., companheira de um sentenciado daquela Unidade. Ao colher sua impressão digital, constatou-se que não conferia com o documento, tendo a mesma confessado em seu Termo de Declarações que seu verdadeiro nome era F. L. S., e que possuía problemas com a justiça. A visitante foi encaminhada a Delegacia de Polícia de Mirandópolis para providências cabíveis, sendo suspensa temporariamente e ainda instaurado Procedimento Disciplinar Apuratório em desfavor do sentenciado visitado por ela.

Penitenciária “ASP Anísio Aparecido de Oliveira” de Andradina - Durante procedimento de revista através de scanner corporal, duas visitantes foram surpreendidas tentando adentrar a Unidade Penitenciária com supostos entorpecentes (maconha) escondidos em seus órgãos genitais.

Ambos os casos foram constatados através da revista de imagem, observando-se que traziam algo estranho junto ao corpo. A 1ª apreensão ocorreu por volta das 08h30, sendo que a Sra. R. G. B., a qual visitaria o reeducando E. J., negou qualquer irregularidade. Diante dos fatos, a Polícia Militar foi acionada e a visitante conduzida a uma unidade do UPA (Unidade de Pronto Atendimento) local, constatando-se que ela ocultava 01 (um) invólucro contendo substância esverdeada, aparentando ser entorpecente (maconha). Já na 2ª apreensão, ocorrida por volta das 09h00, a Sra. R. C. C., visitante do reeducando W. F. B., assumiu que se tratava de entorpecente e entregou espontaneamente algumas frações de substância, aparentando ser "maconha", porém, como não conseguiu retirar todo o material suspeito, a Polícia Militar foi acionada e a visitante conduzida a uma unidade do UPA (Unidade de Pronto Atendimento) local, onde procedeu-se a retirada do restante da substância.

As duas visitantes foram levadas para a Delegacia Seccional de Andradina para as providências cabíveis, os Procedimentos Administrativos instaurados a fim de apurar os fatos e realizada suspensão do rol de visitas.

Penitenciária “Luis Aparecido Fernandes” de Lavínia II - Visitante do sexo feminino é flagrada tentando adentrar a Penitenciária II de Lavínia com 01 (um) micro aparelho celular oculto em suas partes íntimas. A apreensão se deu durante o procedimento de revista através de scanner corporal, que acusou imagem suspeita na altura da genitália da companheira de um sentenciado, vindo a retirar e entregar voluntariamente o material ilícito.

Foi lavrado o Comunicado de Evento, o sentenciado isolado preventivamente e instaurado Procedimento Disciplinar para melhor apuração dos fatos. A visitante, juntamente com o material apreendido, foi apresentada perante a Autoridade Policial para as providências da Polícia Judiciária, sendo ainda confeccionado expediente de suspensão do rol de visitas, nos termos da Resolução SAP-144/2010.

Domingo - 10.11.2019 - Penitenciária “João Augustinho Panucci” de Marabá Paulista - Mulher é flagrada com 16 (dezesseis) cartelas, aparentando tratar-se da droga sintética “k-4”, escondidas no forro da calcinha. A apreensão ocorreu durante procedimento de revista através de scanner corporal, que acusou imagem suspeita na região do quadril da visitante de um sentenciado. Diante da apreensão, foi acionada a autoridade policial para serem tomadas as medidas cabíveis que o caso requer.

Penitenciária “ASP Paulo Guimarães” de Lavínia III - Durante procedimento de revista manual nos alimentos trazidos pelos visitantes, a mãe de um sentenciado foi surpreendida tentando ingressar no ambiente carcerário com 04 (quatro) extratos bancários camuflados em meio a panquecas. Ainda no mesmo dia, durante revista através do aparelho de scanner corporal, a companheira de outro sentenciado foi surpreendida tentando adentrar a Unidade Prisional com 01 (um) telefone celular introduzido em sua genitália. Em ambos os casos foram adotadas as devidas providências.

Penitenciária “Silvio Yoshihico Hinohara” de Presidente Bernardes - Ao serem submetidas a revista de imagem, através do aparelho de scanner corporal, duas visitantes do sexo feminino foram surpreendidas tentando entrar com objetos proibidos na Penitenciária “Silvio Yoshihiko Hinohara” de Presidente Bernardes. Por volta das 07h30 e 10h30 respectivamente, as referidas visitantes foram flagradas em posse de 01 (um) aparelho de telefonia celular cada, que mantinham escondidos na genitália. Diante dos fatos, elas foram conduzidas à Delegacia de Polícia local, onde foram lavrados os respectivos Boletins de Ocorrência. Também foram instaurados Procedimentos Disciplinares para apurar a cumplicidade dos sentenciados que receberiam os celulares.

Penitenciária “Vereador Frederico Geometti” de Lavínia I - Por volta das 08h00, ao submeter a companheira de um sentenciado ao procedimento de revista através do detector de metais, o referido aparelho acionou positivamente, acusando alguma irregularidade. Ao ser conduzida pelas Agentes de Segurança a um local reservado, foi constatado que a visitante possuía algo diferente no sutiã, tratando-se de 01 (um) invólucro com substância esverdeada, que a visitante confirmou ser entorpecente (maconha). Foi elaborado o Comunicado de Evento, a visitante encaminhada a Delegacia de Polícia de Mirandópolis e o sentenciado conduzido ao Pavilhão Disciplinar.

Penitenciária “Nestor Canoa” de Mirandópolis I - No último domingo, por volta das 8h30, durante a realização do procedimento de revista dos pertences da Sra. T. M. E., companheira do sentenciado L. H. M., foram apreendidos 58 (cinquenta e oito) invólucros contendo substância esverdeada, semelhante ao entorpecente “maconha”, os quais estavam escondidos em meio aos alimentos. Em atendimento às determinações legais, a visitante foi cientificada da suspensão do direito de visitação e encaminhada à Delegacia de Polícia de Mirandópolis para as devidas providências.