Quinta-feira, 18 abril 2024
 
Facebook

Profissionais do UPA recebem atenção especial no Outubro Rosa

Cerca de 50 mulheres que trabalham na UPA recebem atenção especial neste mês

Andradina - As profissionais de saúde do UPA “João Miguel” receberam atendimento especial na Campanha Outubro Rosa (mês de prevenção ao câncer de mama), na noite da última sexta-feira (11).

O evento da Secretaria de Saúde e Higiene Pública, que tem a frente o secretário Farid Haddad e foi coordenado pela responsável técnica, Cibele Medeiros e equipe, realizou coleta do exame de papanicolau, exame clínico das mamas e apresentação de vídeos motivacionais sobre o tema na própria Unidade.

“Com a correria do dia a dia até as profissionais que lidam com atendimento diariamente podem se esquecer de fazer seus próprios exames periódicos. Tivemos essa ideia de abordá-las em seu ambiente de trabalho, mesmo porque muitas fazem mais de um plantão e nessa rotina sempre acabamos deixando para amanhã”, comentou Cibele.

No quadro de funcionários do UPA de Andradina mais de 50 são mulheres, médicas, enfermeiras, técnicas e outras especialidades que se dividem em 3 turnos, possibilitando atendimento 24 horas em uma média de 350 cidadãos por dia.

“Somos todos seres humanos e necessitamos de cuidado. Outubro Rosa é um mês de alerta e prevenção a saúde da mulher e principalmente as profissionais que dedicam a vida ao próximo. Estamos atentos às nossas colaboradoras e aproveito para agradecer e parabenizar todas as equipes da Saúde Municipal que tem realizado um trabalho excepcional”, destacou Farid.

Além da decoração com o tema que estampa todos os ambientes, desde a recepção do UPA, entre atendimentos e exames o destaque da noite ficou por conta de um vídeo com o depoimento de uma funcionária que está em tratamento de câncer de mama, explicando sobre diagnóstico, tratamento, sintomas, trazendo para a realidade a importância dos exames preventivos.

“Quando trazemos a situação para nossa realidade, de pessoas próximas, de nosso convívio, assimilamos mais rápido, o alerta se torna até intimo e pessoal, esperamos salvar cada vez mais vidas assim”, finalizou Cibele ao distribuir lembrancinhas e bombons como forma de um mimo e de incentivo as colegas de trabalho.