Sexta-feira, 19 abril 2024
 
Facebook

Robô criado por alunos da Fatec Itaquera é premiado na Febrava

(Foto: Divulgação)

Paulo Kanayama, Anna de Carvalho e Fábio Arruda com o selo Destaque em Inovação e Sustentabilidade, da Abrava

Destinado a inspecionar tubulações de difícil acesso, equipamento concorreu com diversos projetos desenvolvidos por empresas do setor de refrigeração

Um robô para inspeção e análise de dutos de ar-condicionado e ventilação, desenvolvido por estudantes da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Itaquera, localizada na zona leste da Capital, ganhou o selo Destaque em Inovação e Sustentabilidade concedido pela Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava).

O protótipo concorreu com diversos projetos e produtos apresentados na mostra competitiva da 21ª edição da Feira Internacional de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Febrava), que começou na terça-feira (10) e termina hoje na Capital. Uma das principais vitrines do mercado de climatização da América Latina, o evento reúne varejistas, distribuidores, engenheiros, instaladores, projetistas, técnicos, tecnólogos e outros profissionais do setor para negócios, troca de conhecimentos e divulgação das inovações e tendências tecnológicas.

O robô criado na Fatec apresenta sensores para detecção de diversos gases auxiliando os serviços de inspeções de dutos de ar-condicionado. “Na maioria dos casos, esse tipo de tubulação é de difícil acesso ao trabalhador. Por isso a necessidade de dispositivos guiados”, explica um dos autores do projeto, Rafael Papis, aluno do curso superior tecnológico de Refrigeração, Ventilação e Ar Condicionado da Fatec Itaquera. “O diferencial deste protótipo, em relação aos demais produtos existentes no mercado, está na captação e armazenamento de dados durante a inspeção, que podem ser utilizados posteriormente.”

Além de Rafael, outro estudante do mesmo curso, Otávio Buscaratto, participou do trabalho, ambos orientados pelo professor Fábio Arruda. “A participação em feiras como a Febrava é importante porque grandes empresas acabam se aproximando da Fatec, gerando oportunidades de estágios para alunos, doação de equipamentos para laboratórios, abertura de vagas de trabalho para tecnólogos e até mesmo a possibilidade de parcerias para pesquisas aplicadas às necessidades da indústria”, afirma a diretora da Fatec Itaquera, Anna de Carvalho.

Mais Fatec

O Centro Paula Souza (CPS) foi representado no evento também pela Fatec Franco da Rocha. Localizada na Região Metropolitana de São Paulo, a unidade foi convidada para a feira por oferecer o curso superior tecnológico de Gestão de Energia e Eficiência Energética. “O setor de refrigeração e climatização tem participação muito grande no consumo de eletricidade das empresas”, diz o diretor da faculdade, Paulo Kanayama.

“Em supermercados, por exemplo, chega a 70% dos custos operacionais.” As duas unidades ganharam um estande de 240 metros quadrados para expor projetos de estudantes. No mesmo espeço, os professores deram palestras relacionadas a refrigeração, ventilação, ar-condicionado, eficiência energética e energia solar, e atividades interativas para divulgar os cursos.

Além do robô inspetor de dutos, outros projetos que se destacaram na mostra foram o kit didático que auxilia a compreensão de conceitos de eletricidade e de perda de carga em dutos de ar-condicionado, de estudantes do curso de Gestão de Energia e Eficiência da Fatec Franco da Rocha; e o refrigerador de latas de bebidas que gela o líquido em cinco minutos.

Homenagem

Dentro da Febrava, a diretora da Fatec Itaquera mediou o Encontro Nacional de Mulheres do Setor de Climatização. Anna de Carvalho também foi homenageada representando a contribuição feminina para o desenvolvimento da área.

Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Centro Paula Souza administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos ou integrados, sob a supervisão de uma Etec –, em cerca de 300 municípios paulistas.

Nas Etecs, o número de matriculados nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico ultrapassa 213 mil estudantes. As Fatecs atendem mais de 84 mil alunos nos cursos de graduação tecnológica.