Quinta-feira, 25 abril 2024
 
Facebook

Educação vai suspender atendimento em creche para desinfecção

Castilho - A Secretaria Municipal de Educação comunica aos pais que suspenderá o atendimento na creche Musa Telles na próxima segunda-feira, 09. O local passará por uma limpeza terminal a pedido da Secretaria Municipal de Saúde em virtude dos inúmeros casos de molusco contagioso e doença de boca-mão-pé que atingiram os alunos. Pelo menos 20 crianças já estão afastadas da unidade por suspeita de contágio dessas doenças.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Janini Nascimento, será feito um trabalho de prevenção e a limpeza ficará a cargo dos funcionários da própria escolamascom acompanhamento da equipe da Saúde. “Após a limpeza vamos instalar na entrada da creche álcool gel para que todos ao entrarem na unidade possam fazer a desinfecção das mãos”, disse Janini.

Na terça-feira,10, o expediente voltará ao normal. Porém, as crianças com casos suspeitos só poderão retornar as aulas após a confirmação de que não transmitem mais a doença. “Se houver necessidade faremos o mesmo em outras unidades escolares do município”, concluiu a secretária da Saúde.

Síndrome mão-pé-boca

A síndrome leva esse nome, pois a sua característica é a presença de feridas avermelhadas na planta dos pés, mãos e interior da garganta. Os primeiros sintomas da síndrome mão-pé-boca são febre de 38 a 39 graus e dores de garganta.

Após dois dias, aparecem lesões (feridas avermelhadas) na região dos pés, mãos e interior da garganta, que podem ou não se espalhar para as coxas e nádegas. Em alguns casos a criança não apresenta sintomas aparentes.

Se o quadro for mais grave, as lesões podem se transformar em pústulas ou bolhas, que estouram depois de seis dias. Por conta das lesões no fundo da garganta, o paciente também sente dificuldade de engolir líquidos ou alimentos.