Sexta-feira, 29 mar 2024
 
Facebook

Secretaria de Saúde alerta sobre surto de conjuntivite em Castilho

Castilho - Em 10 dias mais de 60 castilhenses procuraram o CIS (Centro Integral de Saúde) e o hospital “José Fortuna” com suspeitas de conjuntivite. A Secretaria Municipal de Saúde alerta a população quanto ao número crescente dos casos. Naira Janaina de Deus, enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, confirmou o surto na cidade. “Até o momento foram registrados 69 casos”, disse Naira.

Segundo ela, uma das medidas para conter esse surto é a divulgação das medidas de prevenção e orientação. “Quem apresentar os sintomas deve procurar atendimento médico”, alerta.

Após a notificação dos inúmeros casos, serão colhidos exames de alguns pacientes para detectar o tipo de agente etiológico do surto. “Será realizado o acompanhamento dos casos atendidos até a diminuição do número de casos”, garante a enfermeira.

Prevenção

Conjuntivite é uma doença infecciosa dos olhos comum na época do verão, transmitida por vírus ou bactérias. Segundo a Vigilância Epidemiológica, não é uma doença grave mas é incômoda e transmissível, por isso deve ser tratada para não se transformar numa epidemia.

Inicia em um olho e normalmente passa para o outro. Vai passando de pessoa para pessoa,principalmente através de objetos contaminados quando não são observados cuidados de higiene pessoal, especialmente a lavagem habitual das mãos. A contaminação ocorre com maior facilidade em ambientes coletivos como: escolas, creches, fábricas, transportes coletivos e outros.



O tratamento é simples. Para melhorar os sintomas lave os olhos com água fervida e gelada da seguinte forma: Ferva um litro de água filtrada e limpa. Coloque em um vidro esterilizado (fervido em água limpa) e conserve na geladeira.

De tempo em tempo, umedeça um algodão com essa água fervida e gelada e lave os olhos. Ao acordar, quando a vista estiver grudada, vá lavando e limpando com algodão umedecido nesta água. Lave sempre as mãos e evite coçar os olhos.

Troque as fronhas diariamente. Evite frequentar locais com aglomerações e principalmente piscinas. Não havendo melhora após três dias, procure um serviço de saúde.