Sexta-feira, 26 abril 2024
 
Facebook

Falta bom senso: pacientes não comparecem a consultas médicas e prefeitura toma prejuízo

Castilho – Nos últimos 15 dias a Secretaria Municipal de Saúde pagou por pelo menos oito exames que não foram realizados: quatro ultrassons, uma com médico Neuro e três com Oftalmologista. O prejuízo se deve a falta de bom senso dos pacientes que não compareceram nos dias e horas marcados e nem avisaram com antecedência que iriam se ausentar.

Para a secretária de Saúde, Janini Nascimento, o prejuízo não é apenas o financeiro. “Quando um paciente falta, outros deixam de ser atendidos e isso acaba comprometendo a produtividade das equipes médicas e toda a estrutura colocada à disposição”, diz Janini. “É preciso que esses pacientes liguem informando que vão faltar para que possamos marcar outro no lugar”, completa.

Para diminuir esse número de ausências em consultas já agendadas e pagas, a Secretaria de Saúde deverá tomar medidas mais severas. Uma das propostas é impedir que o paciente ausente remarque consultas pagas. Caso ele não avisar com antecedência ou faltar sem justificativa terá que aguardar liberação de consulta via AME, o que demandará muito mais tempo.