Terça-feira, 23 abril 2024
 
Facebook

Governo Federal anuncia crédito de R$ 8,2 bi às pequenas empresas

Em levantamento realizado pelo Simpi no mês de dezembro, 60% das indústrias apontaram ter capital insuficiente ou muito pouco, o que impacta no desempenho dos negócios

O Governo Federal anunciou na tarde da última quinta-feira (18/01), a liberação de R$ 8,2 bilhões em duas linhas de crédito para pequenos negócios. O valor, que será disponibilizado a partir do mês de março, atende uma das principais dificuldades do setor: a ausência de capital de giro no mercado.

De acordo com o Indicador de Atividade da Micro e Pequena Indústria do Estado de São Paulo, encomendado pelo Sindicato da Micro e Pequena Indústria do Estado de São Paulo (Simpi) ao Datafolha, 60% das empresas têm capital de giro insuficiente, o que traz problemas no desempenho do negócio. 34% possuem exatamente a quantia que necessitam e apenas 6% têm em caixa um valor mais que suficiente, o que permite investimentos e expansões.

No mês de dezembro, 36% dos entrevistados recorreram a empréstimos para obtenção de capital de giro. Deste total, somente 11% conseguiram utilizar linhas de crédito jurídicas; 19% utilizaram o cheque especial e 5% usaram empréstimos pessoais nos bancos.

Para o presidente do Simpi, Joseph Couri, a ausência de crédito é um dos principais fatores demissionais no país: “É um ciclo vicioso. A empresa tem dificuldades em arcar com os impostos e perde a Certidão Negativa. Sem ela, não consegue acesso a capital de giro nas instituições bancárias. Com a ausência de capital, ela tem que gerir a indústria somente com o dinheiro em caixa, o que pode causar calotes de despesas, o atraso no pagamento de benefícios trabalhistas, demissões e até o fechamento do negócio”.

No último mês, 18% das indústrias apontaram risco de fechamento pelos próximos três meses; 72% temem pelo futuro do negócio em seis meses. O Estado de São Paulo possui 291 mil empresas, que representam 1 milhão de empregos diretos.

A Pesquisa

O Indicador de Atividade da Micro e Pequena Indústria de São Paulo, encomendado pelo Simpi e efetuada pelo Datafolha, é reconhecido como sinalizador de tendência. É importante salientar que 42% das MPIs de todo Brasil estão em de São Paulo.

A íntegra das 46 pesquisas Simpi/Datafolha, desde março de 2013, está disponível no site da entidade (www.simpi.org.br).