Sábado, 20 abril 2024
 
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Poupatempo adota totens de autosserviços

Os equipamentos já foram instalados em nove postos e vão facilitar ainda mais a vida dos usuários dos serviços do Poupatempo

Nos totens, o cidadão poderá agendar serviço para qualquer Poupatempo; solicitar a segunda via de RG e imprimir atestado de antecedentes

O Poupatempo passa a oferecer mais uma facilidade para os usuários dos postos: o serviço de autoatendimento nos totens, que começam a ser instalados em unidades da Capital e do interior do Estado. Dos 64 equipamentos contratados, 33 já estão funcionando nos postos Itaquera, Lapa, São José dos Campos, Guarulhos, Osasco, Campinas Centro, Campinas Shopping, Santos e São Bernardo do Campo.

Até meados de novembro, os demais 31 totens serão instalados em outras dez unidades do Poupatempo. “Escolhemos as 19 localidades com o maior volume de atendimento”, explica Ilídio Machado, Superintendente de Novos Projetos do Poupatempo. As unidades que terão os totens em funcionamento na segunda etapa são: Santo Amaro, Sé, Luz, São José do Rio Preto, Sorocaba, Santo André, Jundiaí, Ribeirão Preto, Bauru e Suzano.

Os equipamentos, máquinas semelhantes às ATMs do sistema bancário, podem ser utilizados pelos cidadãos para fazer o agendamento de qualquer serviço para qualquer posto Poupatempo; impressão da DARE para pagamento da segunda via de RG, nos casos em que o usuário precisa recolher esta taxa, e obter Atestado de Antecedentes. O cidadão que teve seu RG emitido a partir do segundo semestre de 2014 poderá realizar seu atendimento completo no totem, sem a necessidade de agendar para posterior comparecimento no atendimento presencial, resultando em maior agilidade e conforto à população.

Inovação

Os investimentos do Governo do Estado de São Paulo visam à permanente melhoria nos serviços prestados pelo Poupatempo. No caso dos totens, a expectativa do Governo é que essa inovação contribua para agilizar ainda mais os atendimentos nos postos. Cerca de 50% dos serviços de agendamento são realizados diretamente nos postos, ou seja, o cidadão vai a uma unidade apenas para agendar um serviço – os demais 50% usam a internet, o portal Poupatempo ([www.poupatempo.sp.gov.br]www.poupatempo.sp.gov.br); o aplicativo móvel SP Serviços e o Disque Poupatempo (0800 772 3633 para telefones fixos ou 0 operadora 11 2930 3650 para ligações de celulares).

O cidadão vai encontrar os totens na entrada dos postos e poderá contar com a ajuda de um orientador para usar o equipamento. No menu, poderá escolher o serviço disponível (agendamento, Atestado de Antecedentes Criminais e segunda via de RG). Se o agendamento for para a segunda via da Carteira de Identidade, o sistema emitirá a guia de arrecadação impressa para pagamento posterior.

No equipamento, o sistema também confere as digitais quando solicitada a segunda via de RG (para os casos de Carteiras de Identidade expedidas a partir do segundo semestre de 2014). Isto é possível porque o Governo investiu para automatizar os serviços e integrar a base de dados eletrônica (com o sistema de coleta biométrica de dados dos cidadãos).

Outra novidade foi a inserção de um código de leitura (QR Code) para os Atestados de Antecedentes emitidos nos totens. Essa funcionalidade permite verificar a veracidade do atestado.

Prova de conceito

Antes de licitar os totens, o Poupatempo fez, de novembro de 2015 até abril de 2016, uma prova de conceito com dez totens nos postos da Sé, Lapa e em Itaquera. Com os resultados, desenhou o projeto com as especificações necessárias, que resultaram num edital de licitação.

Os equipamentos foram concebidos no conceito universal de acessibilidade para que cadeirantes possam usar este serviço. A tela, na vertical, usa a tecnologia touchscreen e as informações em letras grandes facilitam a leitura. A Prodesp, responsável pela operação dos postos, fez a integração de sistemas e contará com um módulo de gerenciamento para avaliar a disponibilidade do equipamento e do link e contabilizar o número de atendimentos.

Programa Poupatempo

O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp – Tecnologia da Informação, que, desde a inauguração do primeiro posto, em 1997, já prestou mais de 512 milhões de atendimentos.

Atualmente, conta com 72 unidades instaladas na capital, Grande São Paulo, interior e litoral que atendem mais de 175 cidadãos/dia. Em 2016, o Poupatempo foi eleito pelo segundo ano consecutivo o melhor serviço público de São Paulo pelo Instituto Datafolha. Em pesquisa anual de satisfação, obteve 97% de aprovação dos usuários. A Prodesp, que administra o Poupatempo, foi eleita a melhor empresa do Brasil no setor de indústria digital, no ranking Melhores & Maiores 2016 da revista Exame.

Assessoria de Comunicação - Diretoria de Serviços ao Cidadão – Prodesp.