Quinta-feira, 9 maio 2024
 
Facebook

Equitação, Equoterapia e 3 Tambores em Andradina e Três Lagoas

O Centro de Equitação e Equoterapia Gasparelli, de Andradina atende crianças com necessidades especiais e também esportistas equestres nas cidades de Andradina-SP e Três Lagoas-MS, com parceria na abertura do centro de equoterapia em Aparecida do Taboado-MS. A união entre o C.E.E.G e o Sindicato Rural de Três Lagoas já completou dois anos promovendo no Parque de Exposições, aulas de equitação, três tambores e equoterapia. As aulas são realizadas as quintas-feiras e sextas-feiras em horário comercial.

Sobre a Equoterapia

De acordo com o fisioterapeuta do C.E.E.G, Carlos Eduardo Conti a equoterapia é a utilização do cavalo como recurso terapêutico para o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de deficiência ou de necessidades especiais. Na equoterapia o cavalo é utilizado como um meio de se alcançar os objetivos terapêuticos. Ela exige a participação do corpo inteiro, de todos os músculos e de todas as articulações.

No Brasil, a partir dos anos 70, quando foi criada a ANDE-Brasil (Associação Nacional de Equoterapia) o tratamento tomou maior impulso, mas somente nos últimos seis anos é que se pode notar o verdadeiro crescimento desta modalidade terapêutica. A Equoterapia foi reconhecida como método terapêutico em 1997 pela Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitacional e pelo Concelho Federal de Medicina. O cavalo é utilizado como recurso terapêutico, ou seja, como instrumento de trabalho.

Indicações para Equoterapia:

- Lesões cerebrais tais como paralisia cerebral, acidente vascular;
cerebral e traumatismo crânio encefálico;
- Seqüelas de lesões medulares como mielomeningocele;
- Atraso no desenvolvimento neuropsicomotor;
- Distúrbios comportamentais como autismo;
- Distúrbios visuais;
- Distúrbios auditivos;
- Seqüelas de patologias ortopédicas;
- Psicoses infantis;
- Síndromes genéticas como a Síndrome de Down.

Patrocinador do bem

Um dos projetos que o Centro possui é o “Patrocine uma Criança”. Um projeto que vem sendo semeado em Andradina-SP e Três Lagoas-MS para que crianças carentes que necessitem de tratamento possam realizar as aulas de equoterapia. “A empresa que patrocinar uma criança poderá deduzir o valor da mensalidade no imposto de renda”, lembrou Carlos Eduardo.

Até o momento, poucas empresas apoiaram o projeto e com isso, algumas crianças que não teriam condições financeiras para fazer o tratamento estão recebendo gratuitamente.

Tratamento

O tratamento, com duração de 30 minutos de montaria, trabalha diversos estímulos. De acordo com Carlos Eduardo, “cada minuto de equoterapia proporciona de 120 a 189 estímulos”.

Sobre a prova dos Três Tambores

Os Três Tambores é um esporte que alia habilidade, precisão e velocidade. O C.E.E.G oferece aulas para a prática esportiva nos níveis iniciante, intermediário e avançado, eles também participam de provas ao longo do ano para que o aluno possa se familiarizar com a competição e também se profissionalizar no esporte. Segundo o treinador e equitador Everton Lomba Gasparelli o centro possuí animais para atender os diferentes níveis de aprendizado e também aceita e oferece hospedagem com acompanhamento médico veterinário (somente em Andradina) para animais de competidoras que queiram treinar exclusivamente em seu cavalo.

Para Everton Gasparelli a prática dos Três Tambores como esporte é um método de socialização da criança e aproximação dos laços familiares visto que neste esporte toda à família do atleta se envolve inclusive nas provas promovendo sua torcida e o cavalo torna-se um elo de emoção e amizade com o competidor.

A competição

O competidor deve contornar os Três Tambores no menor tempo possível, mantendo o percurso, onde o cavalo deve correr para o tambor número 1 (tambor direito), passando pela direita do mesmo e completar uma volta de aproximadamente 360 graus em torno. Em seguida, dirigir-se para o tambor número 2 (tambor esquerdo), passando pela esquerda do mesmo e completar uma volta de 360 graus. Logo após, dirigir-se ao tambor 3 (tambor à frente), passando pela esquerda do mesmo e fazendo outra volta de mais ou menos 360 graus, disparando em seguida para a linha de chegada/partida. O percurso também pode ser executado com a primeira volta à esquerda e as duas outras à direita.

Sobre a Equitação

A equitação é a arte de saber andar á cavalo. De acordo com Everton Gasparelli, os benefícios da equitação são similares aos da equoterapia, sendo ganho de autoestima, tônus muscular e socialização. O mais importante de todos, a amizade verdadeira entre cavaleiro e cavalo.

O método de equitação desenvolvido por ele tem como objetivo dar ao aluno conhecimento para cavalgar com segurança, controle e dentro dos padrões de bem estar para os cavalos. Este se divide em fases de acordo com o ritmo e a experiência prévia individual.

Nosso programa associa as aulas práticas de equitação com conhecimentos teóricos de fisiologia, biomecânica, manejo e bem estar dos cavalos, tornando nossos cavaleiros e amazonas pessoas conscientes e preparadas para uma convivência saudável com os animais.

Mais informações

O Centro de Equitação e Equoterapia Gasparelli, esta presente de Segunda à Quarta em Andradina-SP na Av. Barão do Rio Branco, 3064, das 14h00 às 20h00 e no Sindicato Rural de Três Lagoas-MS todas as quintas-feiras e sextas-feiras, das 08h00 às 17h00. Mais informações pelo fone (67) 9157-7081 ou (18) 99625-5749 e (18) 98133-1834.