Sexta-feira, 29 mar 2024
 
Facebook

“Porta da Misericórdia” será aberta sábado, dia 1º de outubro, às 19 horas

Andradina - Como parte do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia, determinado pelo Papa Francisco, a Paróquia São Sebastião de Andradina estará realizando a partir das 19 horas, o ritual de benção e abertura da “Porta da Misericórdia”. Com autorização do Bispo Diocesano D. Sérgio Krzywy, o pároco Sebastião Gonçalves vai presidir a cerimônia que tem importante significado histórico e religioso para a Igreja Católica.

Esse evento é fundamentado na Bíblia, no livro do Levítico, capítulo 25, quando o Senhor disse à Moisés que no ano “Sabático Jubileu” definido para cada 49 anos, os homens cumpririam um minucioso ritual de misericórdia. Era o período das “expiações” ou seja de perdoar e compensar erros e pecados com atitudes concretas.

Conforme as Escrituras foi Deus quem pediu para o homem perdoar e não fazer mal ao outro. Por isso, nesse período anterior a era Cristã, até os escravos eram libertados, e quem vendeu a propriedade retornava à ela, pagando o preço justo. E curiosamente, Deus pede através de Moisés, que até a terra tenha descanso e que não se semeia nem se cultiva produto algum. Não se podará as videiras, e se viverá daquilo que naturalmente nascer sobre o solo. Temas, aliás, bem atuais pois observa-se a preocupação de Deus com o ser humano, suas relações entre si e o respeito à natureza e sua regeneração.

Passar pela “Porta da Misericórdia”, segundo Padre Sebastião “constitui uma memória viva que nos remete ao Batismo, como primeiro sacramento da Nova Aliança, na força do qual, os homens, aderindo na fé a Cristo Senhor, recebem o Espírito de adoção de filhos”. Passando pela “Porta da Misericórdia” e recebendo a aspersão d’água, os batizados se renovam no perdão de Deus e da Igreja e se transformam em criaturas libertas da corrupção, do pecado e da morte, cantando sua glória”. Logo em seguida, todos participação da Santa Missa e do Sacramento da Eucaristia.