Sexta-feira, 26 abril 2024
 
Facebook

“Agruta” é o presente do Projeto Guri pelos 10 anos de atividades em Castilho

Celebração da primeira década de atividades do Projeto Guri no Pólo Castilho aconteceu no CIEC

Composição feita pelos próprios alunos da turma avançada, sob a orientação dos professores, foi apresentada pela primeira vez na festa realizada quinta-feira

Castilho - O Projeto Guri de Castilho completou 10 anos de existência na noite de quinta-feira, 22. Para celebrar a data tão especial, os professores Marcelo Carreira e Vanessa Fagiani, juntamente com a coordenadora Cidinha e a diretora da Divisão de Cultura do Município de Castilho - Ana Lucia Martins Peres, abriram as portas do CIEC para uma grande audição onde os homenageados também foram os artistas: os próprios alunos.

Pais, amigos e parentes dos alunos compareceram à festa que também trouxe a Castilho a equipe da Amigos do Guri: gerente regional Gislaine Abrego, os supervisores educacionais Alexandre Soares e Saulo Bertolino, os supervisores da Regional Araçatuba Rodrigo Luiz de Souza, Etiene Consolaro e João Ramalho, além de Lívia Herculano, Juliana Silva, Tiago Azevedo e Andresa Grassi, que representaram o Conselho Administrativo da instituição Amigos do Guri, que mantém cerca de 35 mil alunos/ano nos mais de 370 polos de ensino espalhados pelo Estado de São Paulo.

A abertura das apresentações ficou por conta da professora Vanessa Fagiani e seus alunos da Percussão. Apresentando 04 peças, surpreenderam o público com evoluções e técnicas marcantes que resultaram em muitos aplausos.

Enquanto o palco era preparado para o segundo bloco de apresentações, o músico Alex - prata da casa e um dos muitos bons resultados do Projeto Guri em Castilho, brindou os convidados com uma apresentação solo memorável.

O maestro Marcelo Carreira subiu ao palco para conduzir quatro apresentações mistas de Violão e Percussão. Os shows também promoveram o encontro inesquecível de ex-alunos com os Guris atuais. Alunos que hoje estão terminando faculdades ou já ingressaram no mercado de trabalho, outros que transformaram a música em seu instrumento de vida mostraram que todo o aprendizado obtido no projeto os acompanhará por toda a vida.

Marcelo contou que a reunião do grupo e os ensaios coletivos levaram apenas 15 dias em horários conturbados, devido aos afazeres diários de cada ex-aluno. Mas o esforço valeu à pena. O que o público pode presenciar foram músicas famosas de Michael Jackson, Roy Orbision, Milton Nascimento e Zequinha de Abreu que levantaram a plateia.

Em novo intervalo, o músico Alex Aniceto Silva emocionou o público ao narrar sua história de vida e como o Projeto Guri ajudou a transformá-lo num jovem rapaz responsável, seguro e atualmente capaz de transformar a música em seu instrumento de trabalho.

Depois de toda esta emoção, Marcelo e seus alunos retornaram ao palco para quatro novas apresentações, sendo o grande destaque deste terceiro bloco uma música composta pelos próprios alunos: Agruta, composta pela turma avançada com acompanhamento da percussão. Finalizando as apresentações, Alex e Wesley juntaram-se aos percussionistas para agitar o CIEC com a animada Violada de Tião Carreiro - um espetáculo de tirar o fôlego.