Sexta-feira, 19 abril 2024
 
Facebook

Na contramão da maioria dos partidos

(Foto: novo.org.br)

Candidatos do NOVO vivem fenômeno na política atual, que é o orgulho de fazer parte de um partido com valores diferentes de todos os outros que estão aí

É só olhar as ruas, a televisão e todas as plataformas de propaganda política. Os partidos estão "sumidos" das campanhas. Em pesquisa realizada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), feito a partir da análise da propaganda em ambiente virtual dos 221 candidatos a prefeito neste ano nas capitais brasileiras, a conclusão é que partidos e coligações estão "escondidos" na maioria das propagandas, enquanto nome, número e imagem dos candidatos são mais destacados.

"A conjuntura de crise de legitimidade dos partidos políticos aos olhos da população leva os candidatos a optarem com mais intensidade por ocultar os partidos e coligações em suas campanhas, gerando um contexto mais desfavorável ainda à institucionalização partidária", afirma o estudo.

Na contramão deste cenário, o NOVO é o único que faz questão de estampar o nome do partido em todas as suas ferramentas de divulgação. São dois motivos principais para essa diferença de postura. Primeiro porque o partido é novo e precisa "se apresentar" para a sociedade. "A ideia é que as pessoas escolham primeiro o partido pelos seus valores, para depois decidir pelo candidato", diz o presidente do diretório municipal, Carlos Bonamigo.

Outro fator é um fenômeno na política atual que os candidatos e voluntários estão experimentando: O orgulho de fazer parte de um partido, em razão dos valores diferentes de todos os outros que estão aí. "Um ponto unânime entre os 16 candidatos eleitos para concorrer à Câmara de Vereadores é ter encontrado no Partido ideias que os representavam, algo que não acontecia com outras legendas", ressalta Bonamigo.

Ideias como a vedação a mais de uma reeleição para um mesmo cargo; a seleção de candidatos ficha limpa; e a proibição de utilização do Fundo Partidário são alguns dos exemplos de dispositivos que diferenciam o NOVO dos demais partidos.

Quem percorre as ruas ou acompanha pela televisão, pode perceber claramente a estratégia e direcionamento do partido. A começar pela cor laranja, o Partido NOVO é o protagonista.