Sexta-feira, 26 abril 2024
 
Facebook

Campanha do “preventivo” termina com meta cumprida

(Fotos: Andréa Panhoti/Divulgação)

Ausência das mulheres nos exames agendados para a semana resultou em procura imprevista para o sábado

Castilho - Terminou às 16h de sábado (27) mais uma bem sucedida campanha de rastreamento do câncer de colo do útero. Realizada pelo Departamento Municipal de Saúde, a campanha contou com a parceria da Associação de Apoio ao Portador de Câncer, de Presidente Prudente, e o apoio da usina Viralcool e dos jovens do Clube dos Aventureiros “Jardim do Éden”, mantido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Iniciada às 13h do dia 23 de agosto, a campanha resultou num total de 902 coletas para realização dos exames Papanicolau (“Preventivo”) ao longo de cinco dias. A agilidade no atendimento e adoção de horário diferenciado nos dias 23 e 24 (das 13 às 21h), impediram que filas se formassem nos quatro primeiros dias da campanha. Ainda assim, o número de pessoas que agendaram, mas não compareceram para realizar o exame no dia marcado foi grande.

De acordo com a enfermeira Andréa Panhoti Ribeiro, o número de faltas ao longo da semana é a principal causa da aglomeração de pessoas no Centro Integrado de Saúde no sábado, data de encerramento da campanha. “Tivemos uma média de 1/3 de faltas diariamente, mesmo com nossas equipes ligando para lembrar as mulheres das consultas ou reagendando quando necessário. O resultado foi que, no sábado, todas vieram ao mesmo tempo, atrasando um pouco o atendimento”, explica Andréa.

As planilhas indicam faltas de 30, 44, 44 e 49 pessoas entre os dias 23 e 26, respectivamente. Somados, estes números ultrapassam a quantidade de exames disponibilizados diariamente pelo ônibus de Presidente Prudente (150 exames).

Para se ter uma ideia do alvoroço resultante da falta de compromisso popular com o agendamento, das 902 coletas realizadas ao longo de toda a campanha, 412 foram colhidas somente no sábado.

Apesar do tumulto, a campanha ainda serviu para realização de outros exames gratuitos. Segundo os números disponibilizados pelo Departamento de Saúde, foram realizados cerca de 510 testes rápidos de Hepatite C, Sífilis e HIV. Enquanto aguardavam a coleta, as mulheres também receberam orientações para prevenção de Aids e DSTs, além de levarem consigo preservativos masculino e feminino.

“É importante lembrarmos à população que todos estes exames estão disponíveis no Centro de Saúde, podendo ser agendados e realizados diariamente. Converse com o seu agente de Saúde e marque os seus exames, não deixando para este período de grande fluxo”, aconselha Andréa.

Os testes rápidos são realizados gratuitamente de segunda à quinta-feira no Centro Integrado de Saúde, das 13 às 15h30. Já os exames preventivos devem ser agendados com o agente comunitário e enfermeiros de sua área residencial.

Mamografia

Vale lembrar que a Carreta do Hospital de Câncer de Barretos permanece em Castilho onde realiza exames de mamografia até o dia 13 de setembro. Restam poucas vagas, mas ainda é possível agendar. Portanto, as interessadas devem aproveitar para procurar ainda hoje o Centro Integrado de Saúde.