Quarta-feira, 24 abril 2024
 
Facebook

Gramado riu e chorou no primeiro fim de semana do festival de cinema

Cinebiografia "Elis" e comédia "O roubo da taça" foram exibidos na Serra

Gramado - O primeiro fim de semana de mostra competitiva do 44º Festival de Cinema de Gramado teve dois bons representantes dos gêneros mais exitosos da produção brasileira contemporânea: a cinebiografia musical e a comédia popular. As produções paulistas Elis, de Hugo Prata, e O roubo da taça, de Caíto Ortiz, fizeram o público festivaleiro emocionar-se e divertir-se no Palácio dos Festivais.

Estreia no longa-metragem de Prata, diretor de videoclipes e documentários musicais, o filme sobre Elis Regina (1945 – 1982) conta a história da cantora gaúcha desde a chegada ao Rio de Janeiro com 19 anos até a morte trágica e precoce. Quem interpreta a Pimentinha é Andréia Horta, protagonista da novela Liberdade, liberdade – que já desponta como favorita ao Kikito de melhor atriz.

Tony Ramos

Em uma cerimônia emocionante, com lágrimas, Tony Ramos recebeu o Troféu Cidade de Gramado neste sábado, no Palácio dos Festivais. Durante seu discurso, ele ressaltou sua flexibilidade para atuar em diferentes meios e não ter medo de ser popular.

Um ator jamais deve ter uma olhar blasé de que eu pertenço a tal lugar?. Não O ator pertence ao seu ofício, às boas histórias – disse Tony, que lembrou ter trabalhado até em circo. — Eu sempre quis ter esse sucesso, trabalhei para isso – argumentou.

Sonia Braga

A abertura do 44º Festival de Cinema de Gramado foi com o filme brasileiro que tem suscitado debates acalorados na imprensa e nas redes sociais:Aquarius. Aplaudido no Festival de Cannes, o longa dirigido por Kleber Mendonça Filho foi exibido fora da competição.

O burburinho que agitava a cidade desde cedo foi canalizado no começo da noite de sexta-feira para uma avalanche de gritos e fotos no celular quando a equipe de Aquarius passou pelo tapete vermelho a caminho do Palácio dos Festivais, liderada pela grande estrela do primeiro dia de evento: Sonia Braga, cujo desfile pela passarela na Rua Coberta foi ilustrado por cenas de seus principais filmes, exibidos em monitores espalhados pelo trajeto.

Protagonista do novo trabalho do premiado realizador de O som ao redor (2013), a atriz distribuiu sorrisos e mostrou-se simpática com os fãs que se acotovelavam na grade que separa o público do caminho de acesso ao cinema. Antes da sessão, Sonia foi homenageada com o Troféu Oscarito – a mais importante honraria do Festival de Gramado.

Que homenagem linda! – agradeceu a intérprete, que já ganhou dois Kikitos na competição serrana: melhor atriz por Eu te amo (1981) e melhor atriz coadjuvante por Memórias póstumas (2001).

Márcia Canevari c/ informações da Comissão do 44º Festival de Gramado.MAIS FOTOS