Quinta-feira, 28 mar 2024
 
Facebook

FOLHA REGIONAL cobre 44º Festival de Cinema de Gramado-RS

Gramado - Faltam poucas horas para que o Tapete Vermelho seja estendido e o Palácio dos Festivais exiba novamente o melhor da mais recente safra do cinema brasileiro e latino-americano. Para acertar todos os detalhes da mais tradicional festa do cinema no Brasil, 365 profissionais das mais diversas áreas trabalham em conjunto para fazer o 44º Festival de Cinema de Gramado acontecer. Pela primeira vez o JORNAL FOLHA REGIONAL de Andradina estará presente ao evento, que é considerado um ícone na valorização do cinema nacional.

São mais de 70 filmes em exibição e uma intensa programação paralela distribuídas em nove pontos da cidade-palco: Rua Coberta, Palácio dos Festivais, Sociedade Recreio Gramadense, Teatro Elisabeth Rosenfeldt, Escola Municipal Maximiliano Hahn, Escola Municipal Presidente Vargas, Escola Municipal Mosés Bezzi, Escola Municipal Dr. Carlos Nelz (CAIC), Escola Musical Vicente Casagrande e Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima.

Os vencedores do Festival, incluindo o Prêmio Assembleia Legislativa – Mostra Gaúcha de Longas, disputam R$ 328 mil em prêmios. Lembrando que, em sua 44ª edição, o Festival de Cinema de Gramado bateu recorde em número de inscrições: foram 931 obras submetidas para avaliação dos curadores e das comissões de seleção.

Para o início de sua 44ª edição, o Festival de Cinema de Gramado recebeu novas confirmações de presença dos elencos em competição. Sophie Charlotte, que exibe “Tamo Junto” e “Barata Ribeiro, 716” já estão na Serra Gaúcha. Caio Blat, que contracena com a atriz no segundo filme, também marcará presença no Tapete Vermelho.

Protagonistas de “Elis” e “O Silêncio do Céu”, respectivamente, Andréia Horta e Carolina Dieckmann viajam a Gramado para acompanhar de perto a primeira exibição de seus filmes. Junto à homenageada Sonia Braga, o diretor Kleber Mendonça Filho e os atores Humberto Carrão, Maeve Jinkings e Allan Souza Lima apresentam o aguardado “Aquarius”, que abre a programação do evento.

Ícone do cinema brasileiro, Sonia Braga é a homenageada do troféu Oscarito, distinção entregue a grandes atores da nossa cinematografia. Seu primeiro sucesso internacional veio com “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, de 1976, seguido de outras obras emblemáticas como “A Dama do Lotação” (1978), “Eu Te Amo” (1981) e “O Beijo da Mulher Aranha” (1984). Em Gramado, a atriz foi consagrada duas vezes: melhor atriz em 1981 com “Eu Te Amo” e melhor atriz coadjuvante em 2001 com “Memórias Póstumas”.

Kikito de Cristal

Com mais de 40 filmes no currículo, Cecilia Roth será a primeira mulher a receber o troféu Kikito de Cristal, homenagem entregue a expoentes do cinema latino-americano. Vencedora de dois prêmios Goya, a atriz argentina foi uma das convidadas pelo Oscar em 2016 a integrar o corpo de votantes de Academia. É uma das mais frequentes colaboradoras do consagrado cineasta espanhol Pedro Almodóvar, com quem trabalhou em célebres e premiados longas-metragens como "Tudo Sobre Minha Mãe".

Troféu Cidade de Gramado

Da comédia ao drama, Tony Ramos é um dos nomes de maior sucesso do cinema realizado em nosso país após a Retomada. Passando por papeis dos mais variados perfis em filmes como “Se Eu Fosse Você”, “Chico Xavier”, “Tempos de Paz” e, mais recentemente, “Getúlio”, Tony já tem um Kikito de melhor ator em sua estante (2001, por “Bufo & Spallanzani”), mas agora volta à Serra Gaúcha para receber o Troféu Cidade de Gramado, honraria que representa o tributo do município a profissionais do cinema brasileiro.

Troféu Eduardo Abelin

Considerado o mestre do horror brasileiro, José Mojica Marins, eternizado no imaginário popular como o sinistro Zé do Caixão, desbravou o gênero com muita sátira e provocação. No início da carreira, chegou a criar escolas de interpretação para levantar recursos para suas produções e, já em 1957, lançou “Sina de Aventureiro”, projeto que seria seguido por outras 50 produções em uma carreira que sempre se manteve ativa ao longo de mais de seis décadas.

Márcia Canevari c/ informações site Festival de Gramado.