Quinta-feira, 28 mar 2024
 
Facebook

Perita criminal assume comando da Coordenadoria-Geral de Perícias do Estado

Perita criminal assume comando da Coordenadoria-Geral de Perícias do Estado A Coordenadoria-Geral de Perícias de Mato Grosso do Sul (CGP) tem novo comando. O governador Reinaldo Azambuja nomeou a perita criminal, de classe especial, Glória Setsuko Suzkui para o cargo, em substituição ao papiloscopista José Bento Corrêa, que estava no cargo desde agosto de 2014.

O decreto de nomeação, nº 3.433, de 26 de julho de 2016, foi publicado dia 28/07 no Diário Oficial do Estado, com validade retroativa a 25 de julho. A perita criminal assume o posto com a missão de reestruturar a Perícia Oficial Forense de Mato Grosso do Sul. A Coordenadoria-Geral de Perícias foi alvo de denúncias por conta da falta de estrutura e há investigação do Ministério Público Estado sobre o sucateamento no setor.

Ao mesmo tempo, a CGP tem papel fundamental, a partir do Instituto de Criminalística, com o trabalho de peritos atuando em operações de combate à corrupção no apoio ao Ministério Público Estadual, como é o caso da Coffee Break e de denúncias de abuso sexual envolvendo empresários e políticos.

Dentro da estrutura da coordenadoria também está o Instituto de Análises Laboratoriais Forenses (IALF), que pelo oitavo ano seguido recebeu certificação internacional do Grupo Iberoamericano de Trabajo em Análisis de DNA (Gitad), vinculado à Universidade de Granada (Espanha).

É na CGP também que se desenvolve o trabalho de análise de toda a droga apreendida em Mato Grosso do Sul. “Espero fazer uma gestão de união entre as categorias, de desenvolvimento para a Perícia Oficial do Estado. Preciso também agradecer à confiança que recebi do governador Reinaldo Azambuja e do secretário de Estado de Segurança Pública, José Carlos Barbosa”, declarou a nova coordenadora-geral de perícias.

O presidente do Sindicato dos Peritos Oficial Forenses de Mato Grosso do Sul (Sinpof-MS), Saule Viganó, afirmou que a nova coordenadora-geral de perícias terá o apoio da entidade para buscar melhorias para a área. “Parabenizamos a perita criminal Glória Suzuki e esperamos que ela tenha um trabalho para incrementar as ações desenvolvidas na Coordenadoria-Geral de Perícias”, disse.

Nomeada

A perita criminal Glória Setsuko Suzuki atualmente está lotada no Instituto de Criminalística Hercílio Macellaro. Ela é formada em engenharia química pela Universidade de São Carlos (Ufscar). Faz parte do quadro da Segurança Pública de Mato Grosso do Sul há 14 anos, sendo da turma de 2002.

A perita criminal já tem conhecimento em diferentes áreas da Coordenadoria-Geral de Perícias. Isso porque ela atuou nos setores de perícias de crimes contra o patrimônio, toxologia forense, balística forense e, por último, em documentos copia forense.

Neste ano, ela foi eleita pela segunda vez como membro titular do Conselho Superior de Polícia Civil de MS e tomou posse neste cargo em 1º de junho.

Rodolfo Sousa - assessor de comunicação - SINPOF - Sindicato dos Peritos Oficiais Forenses de Mato Grosso do Sul.