Quinta-feira, 25 abril 2024
 
Facebook

Começa a 3ª Semana da Agricultura Familiar

Público foi pequeno em comparação ao número de famílias rurais do município. Enquanto vários assentamentos não foram representados, Pendengo deu bom exemplo - Engenheira Agrônoma Neli Cristina falou sobre o plantio consorciado nas pequenas propriedades rurais - O Engenheiro Agrônomo Humberto Sampaio apresentou as vantagens e conhecimentos necessários para o plantio bem sucedido de melancia na região

Castilho - Com 1/3 da plateia composta por assentados da Pendengo, começou às 13h30 de segunda-feira (25) a 3ª Semana da Agricultura Familiar. Promovido pela Prefeitura de Castilho e pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), o evento tem as portas abertas aos interessados e acontece até quinta-feira (28) no Anfiteatro do CIEC, com início sempre às 13h e término previsto para as 17h.

O primeiro dia registrou a presença de aproximadamente 30 pessoas representando os assentamentos Cafeeira, Anhumas, São Luiz, Primavera, Rio Paraná, São Joaquim, Santa Izabel e Pendengo (07 representantes), além de moradores da própria cidade e visitantes.

A abertura da Semana ficou à cargo da pesquisadora da APTA – Engenheira Agrônoma Neli Cristina Belmiro dos Santos, que falou aos presentes sobre as vantagens e cuidados necessários para implementar o “Cultivo Consorciado” nas pequenas propriedades rurais do município.

Após um rápido café, os produtores ouviram o Engenheiro Agrônomo Humberto Sampaio de Araújo – também do escritório da APTA em Andradina, falar sobre o “Cultivo da Melancia”, revelando alguns segredos como melhores períodos para plantio nas diferentes regiões do país, os tipos de melancias existentes no mercado, exigências do mercado nacional, etc..

As atividades da Semana continuam nesta terça com as atenções voltadas à pecuária. Para orientar os pequenos produtores castilhenses, a Prefeitura e a Cati convidaram o Médico Veterinário Fernando Morelli – da Fundação Itesp, que abrirá os trabalhos falando sobre “Criação e Manejo de Bezerras Leiteiras”. Logo em seguida será a vez do Zootecnista Luiz Felipe Meirelles Gama abordar o tema “Manejo Homeopático para gado leiteiro”.

A 3ª Semana da Agricultura Familiar tem como objetivo demonstrar a importância da diversificação e integração de atividades na propriedade rural, proporcionando incrementos na qualidade de vida do homem do campo, através da otimização dos sistemas de produção desenvolvidos nas propriedades rurais de forma a integrar e torna-los mais sustentáveis.