Quinta-feira, 25 abril 2024
 
Facebook

Chocolate com Pimenta - Por Márcia Canevari

Dr. Flávio/Cristiano

O grupo dos pré-candidatos Dr. Flávio Amorim/Cristiano do Agrícola (DEM e PSDB), já conta com 10 partidos para a coligação, visando as eleições de 2016. Os prováveis candidatos estão fazendo reuniões e a escolha para os candidatos a vereador também está ocorrendo quase que diariamente.

Esse nunca erra

Segundo as previsões de um amigo que sempre acerta, as eleições municipais serão definidas assim: 18 mil votos para o 1º colocado, 7 mil para o segundo e 3 mil para o terceiro. Isso no pleito a prefeito, cujo cargo o visionário não concorrerá. br>
Minha opinião

Concordo quase que plenamente com suas previsões, mas fico sempre com um pé atrás, porque eleição não se ganha na véspera e existe o fator surpresa que pode mudar tudo dentro de poucas horas.

Saudades do Gildão

O saudoso vereador Gildão travava brigas homéricas, mas era ponta firme nas idéias e nas atitudes. No dia em que foi praticamente expulso da Secretaria do Meio Ambiente, saiu de cabeça erguida, sem se curvar aos seus opressores na época. Um político de caráter, por isso permaneceu por 20 anos na Câmara Municipal e no mesmo partido.

E a falta de caráter?

Falta de caráter é vergonhoso para quem carrega isso consigo, pois coloca seus interesses acima de tudo. A falta de caráter envergonha a família, os amigos e ainda pior, mancha para sempre a história daquela pessoa.

Talvez seja por isso

Comenta-se que alguns vereadores já se posicionaram que este ano não irão disputar a reeleição: Uma ex-petista e dois do PC do B e do PV. A primeira foi injustiçada pela cúpula do partido ao qual pertencia; o segundo vem passando poucas e boas perante a justiça e o terceiro que iria para um possível terceiro mandato, também se mostra cansado da vida pública.< br>
Tamiko Inoue

A ex-secretária da Educação, professora Tamiko Inoue (PC do B), lançou sua pré-candidatura a prefeita em grande e rosa estilo na terça-feira, 19, no recinto da Câmara Municipal e a pré-candidata vem com o apoio de 11 partidos coligados da base do prefeito Jamil Ono (PT).

Ta pegando

O que mais estaria incomodando os aliados, é que o PT – Partido dos Trabalhadores, não abriria mão do cargo de vice-prefeito e nesse caso a escolha deverá ficar entre: Manoel Messias, Odilei Tavares, Ari Guimarães, Márcio Makoto, Juliano Silva, dentre outros.

Lula X Dilma

Outro fato que surge entre a classe política é que provavelmente Jamil Ono estaria tentando fazer com a professora Tamiko Inoue, que nunca foi candidata a nenhum cargo político, o que Lula fez com Dilma Rousseff, para tentar permanecer no poder.

Capacidade

Tamiko Inoue é bem diferente de Dilma, que faliu até mesmo uma loja de 1,99. Tamiko sempre foi brilhante em todos os locais que atuou e domina a área da educação. É uma mulher pequena na estatura, mas uma grande profissional, um ser humano ímpar, demonstrado claramente na sua atuação no Rotary Club Integração, o qual já presidiu e muito longe de política, sempre serviu à comunidade trabalhando voluntariamente nas festividades e campanhas de todas as entidades de Andradina.< br>
Uma lutadora

Posso falar da professora Tamiko Inoue com propriedade, pois sempre a acompanhei desde quando ela foi diretora da Escola Agrícola na década de 90. Passou por um período difícil, lutou com fibra contra uma doença que a acometeu e venceu, retomando sua vida dedicada à educação e a sua família, com a postura de uma grande mulher.

Dr. Flávio

O médico também vem com grande força nas próximas eleições, pois além de excelente profissional, é um homem de caráter ilibado e pai de família exemplar. Foi vice-prefeito e vereador, sendo um homem público que já contribuiu muito pela cidade e pela região.

Maurício Carneiro

O vereador em primeiro mandato Mauricio Carneiro (PMDB), tem todo o direito de se lançar candidato, pois tem muitos compromissos com pessoas do seu grupo que até o ano passado ocupavam cargos de confiança na Prefeitura e Câmara Municipal. br>
Maurício

Para o vereador manter seu grupo nos cargos, seria necessário se lançar a prefeito ou a vice e para se desvencilhar das possíveis promessas feitas, somente se perder as eleições, pois numa derrota, a responsabilidade não é só do candidato, mas sim “mea culpa”.

Tem chances?

Claro que sim. Todo cidadão tem chance, desde que se candidate. Estando há mais de 30 anos na imprensa, já vi e ouvi de tudo. No entanto, como já citei em outra oportunidade, o vereador Maurício Carneiro não possui em seu currículo projetos relevantes que justifique sua candidatura a prefeito. É um pai de família e advogado, além de vereador e parte da sua vida é voltada ao esporte.

Valdemar Ishida

O comerciante e advogado Valdemar Tadashi Ishida foi vereador e sempre lutou na tentativa de ser prefeito. Em 2012 se candidatou a vice do então vice-prefeito e candidato a prefeito Pedro Ayres (PSDB). Agora afirmou que abandonou a política. Na realidade, quando o político não consegue se eleger, vai desaparecendo da vida pública e depois para recomeçar é mais difícil do que começar.

Promessas

Tem candidato por ai prometendo até terreno no céu para seus prováveis eleitores, achando que o povo ainda é o mesmo de outrora. Não é não. As redes sociais mudaram e muito o pensamento do eleitor, abriu-lhes os olhos e agora surge uma nova gama de brasileiros com novas idéias.

Nem 50% volta

A Câmara Municipal de Andradina está meio perrengue para a reeleição. Penso que nem 50% dos atuais vereadores retornam em 2017. O cenário político nacional vai contar muito este ano, pois a maioria do povo clama por renovação.

Mesmo assim

O Legislativo conta com nomes de real valor, vereadores de caráter, com ações e vontade de agir. No entanto, alguns estão ali só pelo salário, para obtenção de cargos, para puxassaquismo, preguiça, inércia e têm outros que vão para onde o vento soprar.

Barbas de molho

E alguns que agem como se fossem os donos do mundo, já podem começar a passar sebo nas canelas, gastar saliva e sola de sapato para eleger seus patrões, porque senão, vai ter que voltar a falar baixo, andar de carro velho amor, se despedir das amante$ e cair na real, mas não falo do real moeda vigente no país.

Joni Buzachero

O prefeito de Castilho Joni Buzachero (PSDB) anunciou que não tentará a reeleição, mas poderá apoiar seu vice Paulo Boaventura. No entanto, as redes sociais bombaram na semana passada, onde castilhenses citam principalmente a inércia do vice durante a administração. Na realidade, vice-prefeito é de fato um cargo figurativo com bem pouco a fazer.< br>
Fátima Nascimento

Com isso, a candidatura da ex-primeira dama Fátima Gaviolli Nascimento vai se consolidando e ficando mais forte, pois o maior antagonista da pré-candidata pelo PPS é justamente Joni Buzachero.

Em Nova Independência

A família Joanini mesmo cravada na justiça com denúncias e processos, ao que parece não quer largar o osso e o ex-prefeito Valdemir Joanini pretende lançar sua nora a prefeita, para continuar no comando da cidade assim como faz na gestão da esposa Neusa Joanini (PSDB).

O osso, eis a questão

Até que a população enxergue políticos que respondem a denúncias de corrupção, até já condenados como Valdemir Joanini, mantém a legenda do partido, no caso o PSDB, unicamente porque consegue encher as urnas de votos, daqueles que se vendem em troca de qualquer coisa. O partido não se importa com o caráter, somente se o camarada traz ou não votos.

Em tempo

O ex-prefeito José Pedro Toniello já anunciou que não pretende entrar na disputa pela prefeitura, pois restaram algumas mágoas da eleição passada. No entanto, Toniello poderá apoiar seu ex-vice Guilherme Xande, que pelo andar da carruagem, parece que não quer entrar na disputa.

Em Araçatuba

Ao que tudo indica, Dilador Borges (PSDB) poderá ser a bola da vez na disputa pela prefeitura. A derrocada do PT a nível nacional irá influenciar sobremaneira a eleição de 2016 em todo o país.

Pereira Barreto

Após a desistência da vice de Enomoto, Marialba Carneiro de disputar a prefeitura, surge o nome pelo PSDB do ex-vereador, advogado Thyrso de Carvalho Junior, que perdeu sua mãe, Ladyr Canevari no dia 16/07. Enomoto após 8 anos de mandato, amarga uma rejeição de quase 70% segundo comentários, por conta da má atuação da assessoria de comunicação.

Murutinga do Sul

O prefeito José Célio Campos vai tentar a reeleição, no entanto tem uma pedreira pela frente, pois ao que tudo indica, o ex-prefeito Gilson Pimentel (PSDB) traz consigo como vice a ex-candidata Neide Viola (ex-PT), formando uma chapa forte na disputa.

Mansidão

Tem alguns cabritinhos que estão como vereadores em alguns municípios, que vão tentar a reeleição e passar meio as escondidas das falcatruas que cometeram e estão cometendo. Mas ao que tudo indica, vai ser meio difícil e complicado conseguir o feito, pois como disse mais acima, o povo está despertando para a realidade. Salta cabritinho até dia 31 de dezembro, porque o tempo urge.

Recado

O recado acima serve também para políticos e assessores que está há tempos embolsando parte do salário de assessores e das diárias das viagens. Dinheiro amaldiçoado atrai maldição. Recorta esse trechinho e guarda na carteira, depois não adianta chiar. O difícil é apear do trono.

E falando em corrupto

Eduardo Cunha ganhou mais um tempo de foro privilegiado, pois ficou para agosto a votação da cassação do seu mandato. Cunha ficou conhecido como o “malvado predileto” do povo brasileiro, por ser um dos maiores responsáveis pelo impeachment de Dilma Rousseff. No entanto, errou e tem que pagar pelos seus erros.

E a Dilma, volta?

Outro dia ouvi um comentarista dizer que a saída de Dilma Rousseff é comparada a um creme dental, depois que sai do tubo dificilmente retorna. Também acho.

Ernesto Silva

Recebi a visita do ex-prefeito Ernesto Silva (PROS) e fiquei feliz ao vê-lo servindo a Deus numa igreja evangélica. Ernesto não é candidato a nenhum cargo, mas como sempre digo não podemos nos esquecer dos seus feitos, que ele fez questão em me lembrar.

Falência

Ernesto pegou o município com uma arrecadação anual de 38 milhões e em 4 anos triplicou esse valor que hoje beira os 160 milhões de reais. Muitas obras foram feitas na sua gestão como Pronto Socorro ao lado da Santa Casa, rede de esgoto da Avenida Guanabara, complexo onde fica o Sesi, Policia Militar e Crea e ainda muitos outros prédios públicos que serão construídos como Corpo de Bombeiros e Rotary Integração.

Saguão de atendimento Edmon Alexandre Salomão

O saguão da Prefeitura Municipal era horrível e parecia um forno. Ernesto reformou e modernizou o local e ainda na sua gestão conseguiu trazer o AME para Andradina, o Oeste Plaza Shopping e muitas outras melhorias.

Injustiças

Muitos ao lerem esta coluna vão me chamar de bajuladora, mas não é nada disso, sou uma pessoa justa e acompanhei tudo de perto. Criaram-se inverdades sobre o Ernesto que o taxam de corrupto, mas até hoje não existe nenhum processo que o acuse ou tenha sido julgado sobre corrupção. O ex-prefeito recebeu multas por apontamentos do Tribunal de Contas e da justiça, as quais vêm pagando já descontadas em sua aposentadoria como bancário.

Injustiças

Então o leitor deve estar se perguntando os motivos que levaram Ernesto à tamanha rejeição e fama de corrupto. Respondo eu, isso são técnicas usadas para destruir uma pessoa, como “uma mentira dita milhares de vezes se torna verdade”. Mas, a Palavra afirma: Pois não existe nada escondido que não venha a ser revelado, ou oculto que não venha a ser conhecido.Então, muita calma nessa hora.

Lucas 12

“Enquanto isso, uma multidão de milhares de pessoas, aglomerava-se, a ponto de pisotearem uma às outras. Foi quando Jesus começou a ensinar primeiramente aos discípulos, prevenindo-os: “Acautelai-vos com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. Pois não existe nada escondido que não venha a ser revelado, ou oculto que não venha a ser conhecido. Porque tudo o que dissestes nas trevas será ouvido em plena luz, e o que sussurrastes ao pé do ouvido, no interior de quartos fechados, será proclamado do alto das casas. Jesus ensina o temor do Senhor.”

Sem promessas

O pré-candidato do DEM Dr. Flávio Amorim teve a humildade e o respeito com os demais partidos, convidando a todos para compor sua coligação. No entanto, alguns não aceitaram devido à postura do médico em não fazer promessas a ninguém. Teve partido exigindo 40% das Secretarias, outro 4 Secretarias, outro 6 Secretarias e cargos de confiança. Dr. Flávio disse que uma cidade como Andradina não precisa de tantas pastas e que, caso eleito, pretende enxugar a máquina e valorizar os servidores de carreira.

Enquanto isso

Muita gente por ai anda prometendo os tubos para os pré-candidatos a vereança caso não se elejam. Dinheiro não nasce em árvore, quem é candidato tem que suar e bancar sua candidatura. Se ficar na dependência de promessas, já nasce morto na campanha.

Veja as regras abaixo:

Nas eleições deste ano, os políticos poderão se apresentar como pré-candidatos sem que isso configure propaganda eleitoral antecipada, mas desde que não haja pedido explícito de voto. A nova regra está prevista na Reforma Eleitoral 2015, que também permite que os pré-candidatos divulguem posições pessoais sobre questões políticas e possam ter suas qualidades exaltadas, inclusive em redes sociais ou em eventos com cobertura da imprensa.

Datas< br>
A data de realização das convenções para a escolha dos candidatos pelos partidos e para deliberação sobre coligações também mudou. Agora, as convenções devem acontecer de 20 de julho a 5 de agosto de 2016.

Prazos

Outra alteração diz respeito ao prazo para registro de candidatos pelos partidos políticos e coligações nos cartórios, o que deve ocorrer até às 19h do dia 15 de agosto de 2016. A regra anterior estipulava que esse prazo terminava às 19h do dia 5 de julho. br>
Reformas

A reforma também reduziu o tempo da campanha eleitoral de 90 para 45 dias, começando em 16 de agosto. O período de propaganda dos candidatos no rádio e na TV também foi diminuído de 45 para 35 dias, com início em 26 de agosto, no primeiro turno. Assim, a campanha terá dois blocos no rádio e dois na televisão com 10 minutos cada. Além dos blocos, os partidos terão direito a 70 minutos diários em inserções, que serão distribuídos entre os candidatos a prefeito (60%) e vereadores (40%). Em 2016, essas inserções somente poderão ser de 30 ou 60 segundos cada uma.

Bom dia, leitor!