Terça-feira, 23 abril 2024
 
Facebook

Raça guzerá domina a pista de julgamento da Expotrês 2016

Julgamento tem 63 animais inscritos; grande campeão é da Fazenda Paineiras, de Trindade (GO)

Três Lagoas - O sábado da 39ª Expotrês, dia 25, foi totalmente reservado ao julgamento da raça guzerá, que este ano dominou a pista da exposição, consolidada como uma das mais pesadas do País. Ao todo foram 63 inscritos, de 7 expositores, dos estados de MS, SP, MG e GO. O julgamento ficou a cargo do jurado João Augusto de Faria, de São José do Rio Preto (SP), com 16 anos de experiência e mais de 27 mil animais julgados na carreira. João Augusto foi auxiliada por Karen Bernardes Goulart.

No grande campeonato, ao final, sagrou-se campeão o touro Rambo FIV GL Paineiras, da Fazenda Paineiras, de Trindade (GO), da expositora Geisa Magalhães Machado Bomfim. O macho tem 32 meses e pesa 1.088 quilos. O título de reservado grande campeão ficou com o touro Joka FIV 3 Irmãos, da Fazenda 3 Irmãos, de Brasilândia (MS), que pertence ao expositor Silvely Maria Janota Antunes.

No grande campeonato fêmeas o troféu foi para a vaca Lavras FIV 3 Irmãos, da Fazenda 3 Irmãos, de Brasilândia (MS). O animal pertence ao expositor Silvely Maria Janota Antunes, que também ficou com o título de reservada grande campeã, com a fêmea Juliet FIV 3 Irmãos.

Segundo João Augusto de Faria, a vaca grande campeã é um animal diferenciado, bem caracterizado, com chanfro largo, pescoço bem encaixado e membros inferiores e posteriores corretos, o que confere à fêmea aprumos desejados e adequados. "Não é fácil produzir um animal com esse padrão racial", resumiu o experiente jurado.

Em relação ao grande campeonato de machos, sobre o touro campeão Rambo FIV GL Paineiras, o jurado conferiu ao animal vantagens como membros posteriores mais largos, melhor carcaça, dorso lombo profundo, um cupim com melhor formato, melhores aprumos e características masculinas mais eficientes – "o que conta muito na hora de cobrir a vacada e transferir suas excelentes características raciais", analisou João Augusto.

A Fazenda Paineiras

A Fazenda Paineiras fica em Trindade (GO), a menos de 20 quilômetros da Capital goiana e com cerca de meia hora alcança também a tranquilidade do ambiente. As paineiras que deram o nome à propriedade estão floridas de cor-de-rosa em pleno mês de maio. O cenário na linha do horizonte realmente não poderia ser melhor. "Um verdadeiro colírio para os nossos olhos", arremata Geisa Magalhães Machado Bomfim, demonstrando encantamento com o lugar.

A propriedade dispõe de animais da raça guzerá PO (puro de origem, como é feita a classificação), que passam pelo crivo do programa de melhoramento genético da ABCZ (PMGZ), com a comercialização de reprodutores e matrizes. Conta também com matrizes guzerá que são utilizadas para produção do guzolando, a mescla com o gado de origem holandesa e bastante difundida para a produção de leite.

No julgamento final dos expositores, a classificação ficou da seguinte forma

1º Silvely Maria Janota Antunes, Fazenda 3 Irmãos, de Brasilândia (MS);
2º Cia Mate Laranjeira S/A, Fazenda Santa Virgínia, de Ponta Porã (MS);
3º Seleção Guzerá Agropecuária Ltda, Fazenda Canoas, de Curvelo (MG);
4º Geisa Magalhães Machado Bomfim, Fazenda Paineiras, de Trindade (GO);
5º Antônio Gomes Perianes Neto, Agropecuária S.F. Baguas, de Piracicaba (SP);
6º Lincoln Dias Janota Antunes, Fazenda 3 Irmãos, de Brasilândia (MS).

Mais informações

O resultado completo pode ser conferido no site