Sexta-feira, 19 abril 2024
 
Facebook

Sarau dos Amigos encerra ciclo com poesia underground

Ilha Solteira - Na última sexta-feira, 24, na Praça dos Paiaguás, o Sarau dos Amigos promoveu a última edição do ciclo intitulado “Arte Por Toda Parte”, que explorou o tema “Poesia Underground”. O Sarau dos Amigos é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio do ProAc (Programa de Ação Cultural), e do coletivo Sarau dos Amigos, com apoio da Associação Celeiro Cultural (Aacisa – Associação de Arte e Cultura de Ilha Solteira) e da Prefeitura Municipal de Ilha Solteira, através do Departamento de Cultura.

A jovem cantora e escritora Dani Sabino, e Caio Augusto e Hugo Henrique, do coletivo de hip hop Uz Mulek's, foram os protagonistas da última edição da temporada do Sarau dos Amigos. As poesias de Dani e as letras das músicas compostas por Caio e Hugo foram recitadas por integrantes da plateia. Além disso, Dani Sabino subiu ao palco para um show musical com um repertório escolhido por ela. Na sequência, foi a vez de Caio e Hugo assumirem os microfones e cantarem canções do CD “O Poder do Rap”. Outra atração foi o programa “Cena Musical Ilhense”, com Ana Terra Bandeira, que mostrou entrevistas com cantores da cidade de Ilha Solteira. As entrevistas foram exibidas ao longo do Sarau.

Para Edilva Bandeira, apresentadora e curadora do Sarau dos Amigos, o ciclo “Arte Por Toda Parte” foi um sucesso. “Conseguimos divulgar muito da programação artística da cidade de Ilha Solteira, valorizando nossos escritores, cantores, artistas plásticos, artesãos, atores, videomakers… enfim! Cada vez mais, o Sarau dos Amigos se mostra como uma importante plataforma para que nossos artistas tenham espaço, sejam conhecidos e, mais importante, consigam viver de sua arte. Além, claro, de ser um evento de diversão e confraternização”, avalia Edilva, que avisa que o Sarau dos Amigos não acaba aqui. “Teremos algumas edições do Sarau em outros locais ao longo do segundo semestre, inclusive uma nova edição do Sarau 'Rede de Afeto', que irá homenagear Tavinho Limma, e será no mês de agosto na Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand”, revela.

Balanço do Sarau dos Amigos – Arte Por Toda Parte:Em cinco edições, o Sarau dos Amigos – Arte Por Toda Parte teve como principal objetivo divulgar e valorizar a produção cultural autoral de Ilha Solteira. Tendo como âncora a música e a literatura, o Sarau promoveu recitais com textos dos escritores Andrey Teixeira, Evandro Leroes, Lázaro Sant'anna, André Santana, Dalva Barbosa, Marimar Souza, Vilma Duarte, Márcia Rodrigues Rocha, Dani Sabino, Caio Augusto e Hugo Henrique, além dos alunos do professor Thiago Pereira; já os shows musicais ficaram por conta dos cantores e compositores Biel, Djalma Djah, Danilo Cedro, Lena Araújo, Nando Martins, Dani Sabino e Uz Mulek's.

O Sarau dos Amigos também valorizou as artes cênicas, com a participação dos atores Paulo Jordão e Melissa Nascimento; as artes plásticas, com exposições de telas de Paraná e dos desenhos do saudoso Lula Luiz; as artes visuais, com exibição de vídeos de Lula Luiz e entrevistas realizadas por Ana Terra Bandeira; e o artesanato, com a presença de diversos artesãos comercializando suas obras na Feirinha do Sarau, como José Américo e Cleide Ferreira, entre outros.

Além disso, o Sarau dos Amigos promoveu ações como o Espaço Brincarte, onde as crianças podiam desenhar e pintar, e a Feira de Troca de Livros, com diversas publicações à disposição para apreciação e troca.