Sexta-feira, 26 abril 2024
 
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Alckmin da início as obras das marginais na Via Rondon em Bauru com investimento de R$ 170 milhões

(Foto: Alex Mita)

Geraldo Alckmin movimentou primeira máquina para a construção das pistas auxiliares

Previstas no contrato de concessão para serem realizadas a partir de 2018, as obras que começam hoje estão dois adiantadas

Governador Geraldo Alckmin deu início às obras de implantação das marginais na Rodovia Marechal Rondon (SP-300) que atravessam o trecho urbano de Bauru, no sábado, 25. Alckmin autorizou a antecipação da realização das obras, que a princípio estavam previstas no contrato de concessão com a concessionária ViaRondon para serem realizadas a partir de 2018. O investimento da Via Rondon será de R$ 170 milhões e as obras serão fiscalizadas e gerenciadas pela ARTESP – Agência de Transporte do Estado de São Paulo.

“Hoje estamos começando as obras das marginais aqui em Bauru. Serão 11,2 quilômetros de cada lado. É quase toda a área urbana”, comentou Alckmin destacando a segurança para a vida dos usuários. “Isso é uma vacina contra acidentes, porque a maioria deles acontecem próximos das cidades, por ter mais movimento urbano e interferência no trânsito das estradas.”, explicou.

São 22,4 quilômetros das marginais que serão implantadas entre o km 336,5 e o km 348, nos dois sentidos da rodovia. A previsão é de que estejam concluídas até abril de 2018, período em que as obras irão gerar 300 empregos. Além da construção das novas pistas – cada um dos sentidos terá duas faixas de rolamento – a obra contemplará a implantação de novos viadutos e adaptação dos acessos e retornos já existentes. Está previsto a implantação de passeio para pedestres com dois metros de largura, além de reforço na sinalização e melhoria da drenagem em todo o sistema que sofrerá intervenções.

A implantação das marginais proporcionará uma série de benefícios para a população de Bauru e também para os viajantes de longas distâncias. Segregando o tráfego local do rodoviário, as novas pistas irão eliminar o conflito entre o tráfego local e o rodoviário, proporcionando maior segurança viária, além de aumentarem a fluidez tanto na atual pista expressa quanto nas novas vias. As marginais serão uma alternativa importante para o deslocamento entre os bairros de Bauru, ampliando a mobilidade urbana do município.