Sexta-feira, 26 abril 2024
 
Facebook

Para quem Jamil Ono repassará a faixa azul após 8 anos?

Na foto, Jamil Ono ao lado do então vice-prefeito Pedro Ayres, quando foram eleitos com chapa pura petista

Andradina – Jamil Ono (PT) foi o primeiro a exercer o cargo por dois mandatos sequentes, sendo o único reeleito nas quase 8 décadas de existência do município. Jamil Ono foi vereador por três mandatos e entrou para o PT – Partido dos Trabalhadores num bom momento em que o partido vivia, com Lula na presidência, que navegava nas águas mansas de uma economia crescente e estável que herdou do antecessor Fernando Henrique Cardoso.

Ono também deu sorte, pois venceu a primeira eleição em cima de um prefeito com alto índice de rejeição por ter aplicado reajustes obrigatórios, mal vistos pela população, mas que resultou na triplicação da arrecadação do município. Comenta-se nos bastidores da política que Jamil Ono estaria de saída do PT, devido aos escândalos que permeiam o partido a nível nacional, sendo que carregar a bandeira vermelha hoje soa como suicídio político para quem pretende prosseguir na vida publica.

Até mesmo um vereador que está tentando lançar candidatura a prefeito por outro partido, teria despencado nas pesquisas informais, somente por ter se aliado a Ono e ao PT.

A administração Jamil Ono também teve importante colaboração do Governo do Estado de São Paulo, onde os Governadores a época, José Serra e Geraldo Alckmin, investiram sobremaneira em Andradina, principalmente na área da saúde com o novo Pronto Socorro anexo a Santa Casa, cerca de 15 milhões em investimentos na própria Santa Casa, ambulâncias e o AME – Ambulatório Médico de Especialidades, que é um sonho de muitos municípios.

Dentre tantas histórias que Jamil Ono vivenciou nesses oito anos, o prefeito deu uma “escorregadela” e teve um filho de um relacionamento extraconjugal, que está com dois anos de idade que recebeu o nome de Samuel Ono.

Chegando ao final do segundo mandato, Jamil Ono terá que repassar a faixa de prefeito no dia 1º de janeiro de 2017. São tantos que almejam essa alegoria no peito, mas poucos têm peito ou merecimento para usá-la.

Já anunciaram a pré-candidatura os vereadores, Marcelo Mariano (Solidariedade), Dr. Charles Kobayashi (PSD - atual vice-prefeito), Mauricio Carneiro (PMDB), Wilson Akira Hirata (PSC), Cristiano do Agrícola (PSDB) e Dr. Flávio Amorim (DEM).

Por enquanto são seis os pretensos candidatos a prefeito, mas até as convenções muita coisa pode mudar. Dr. Flávio Amorim disse que, “caso seja o sucessor de Jamil, um dos seus primeiros atos será mudar a cor da faixa de entrada da cidade de vermelho e branco, para azul e branco, mantendo a tradição das cores da bandeira de Andradina”.

As eleições estão se aproximando e além do prefeito e vice, também estarão concorrendo a reeleição mais quinze vereadores, salvo os candidatos a prefeito, cuja analise e reflexão da população, representada por cerca de 32 mil eleitores, deverá ser profunda e com muita seriedade.

Após o processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff, após milhões de pessoas irem as ruas pedindo mudanças de ambos os lados, hoje a consciência política é basicamente outra. Tudo mudou na visão do eleitor, graças a imprensa e a liberdade de expressão das redes sociais. A sorte está lançada e Jamil Ono se prepara para passar a “faixa azul”.