Quinta-feira, 28 mar 2024
 
Facebook

Handebol feminino de Castilho representará região nas finais dos Jogos da Juventude

Equipes masculina e feminina também tiveram bom desempenho na maratona de jogos deste final de semana pela Liga Regional de Handebol

Castilho - As disputas acirradas em jogos válidos por dois campeonatos de Handebol que correm paralelamente neste encerramento de semestre atraíram os torcedores castilhenses ao Ginásio de Esportes “Jorge Franco” no final de semana. No sábado, 21, as partidas valeram a honrosa vaga de quem representará a região de Araçatuba na etapa decisiva da 33ª edição dos Jogos da Juventude.

A rodada foi aberta pelas equipes masculinas de Castilho e Birigui, num confronto tenso e bastante equilibrado, mas que acabou resultando na vitória do time da casa pelo apertado placar de 20x19.

O resultado garantiu aos garotos castilhenses a vaga na final regional contra Pereira Barreto, disputada logo em seguida, já que o time de Birigui que enfrentaria a equipe feminina de Castilho pelo título regional da competição não compareceu à disputa, permitindo que Castilho dispute a final contra as melhores equipes do Estado de São Paulo pelos Jogos da Juventude.

Mas a antecipação no horário da partida roubou o merecido descanso dos atletas que retornaram à quadra apenas meia hora após derrotarem Birigui para enfrentar, desta vez, o forte elenco pereirabarretense que – além da experiência, buscou reforços com jogadores de Ilha Solteira, já que a cidade não participou da competição neste ano. Cansados, com menos experiência e porte físico visivelmente inferior, Castilho não conseguiu parar a máquina da terra do Pôr do Sol, que representará a região após derrotar nosso elenco pelo placar de 41x11.

As partidas finais da 33ª. Edição dos Jogos Estaduais da Juventude 2016 acontecerão entre os dias 17 e 24 de junho na cidade de Caraguatatuba. Durante todo este período, o único gasto que as equipes terão é com o transporte, já que alimentação e alojamento correm por conta do Governo do Estado de São Paulo.

Liga Regional de Handebol

As equipes masculinas infantil de Castilho e Dracena abriram a rodada de jogos válidos pela Liga na manhã deste domingo, 22, num jogo onde sobraram cartões amarelos para ambos os lados. A vantagem do primeiro tempo ficou para os visitantes, que iniciaram o segundo período com o marcador computando 11x07 em seu favor. A vantagem, melhor administrada no segundo tempo e com uma leve redução nas faltas, assegurou a vitória para Dracena pelo placar de 20x14.

O segundo jogo foi entre os times mirins masculinos destas mesmas cidades. 09x12 foi o resultado do primeiro tempo em que Dracena continuava demonstrando superioridade nas roubadas de bola e com ataques mais eficientes. Castilho ficou desfalcado de seu goleiro titular logo nos dez primeiros minutos de jogo, devido a uma indisposição física.

De volta à quadra após o intervalo, com seu goleiro já recuperado, Castilho assimilou a mensagem do técnico Formiga e, em cinco minutos, empatou a partida em 13x13, mantendo o equilíbrio daí em diante. Aos 8h15 virou em 15x14 e, apesar das tentativas do elenco dracenense, os gols eram quase sempre barrados pelo goleiro Thiago. Restando 62 segundos para o término da partida, Castilho mantinha a conquista com vantagem de cinco tentos, resultado que se consolidou com o placar final de 25x20 e uma arquibancada alucinada gritando o nome do município.

O terceiro confronto desta rodada ficou por conta do elenco mirim feminino de Castilho contra Andradina que, logo nos primeiros 6,5 minutos de jogo, já deixaram claro que não estavam para brincadeira. E foi marcando forte e atacando com agilidade constante que elas finalizaram o primeiro período com o placar de 13x05 em seu favor. O bate-papo do intervalo devolveu à quadra uma Castilho com marcação mais eficiente e ânimo renovado. Apesar disso, a vantagem das adversárias era grande e apesar de todo o esforço castilhense, Andradina ainda acabou vencendo pelo placar final de 18x10, resultado bastante comemorado pelos atletas e torcida que ocuparam boa parte das arquibancadas.

Para o quarto jogo do dia, os times infantis masculinos de Castilho e Andradina chegaram animados à quadra. Os dois primeiros gols da partida resultaram da cobrança de faltas. Não pela falta de ataque, pois o goleiro Thiago foi bastante testado pelo elenco andradinense. A forte marcação que surgiu com o desenrolar do primeiro tempo exigiu bastante dos goleiros de ambas as equipes, que foram os mais acionados durante todo o tempo. O resultado deste primeiro período traduz bem o equilíbrio do jogo: 07x07. O segundo tempo não foi diferente até que, aos 15 minutos, Castilho permitiu a virada para 15x14, se perdeu na partida e, finalmente, cedeu a vitória por 16x15.

A última partida desta rodada seria disputada entre as meninas da categoria infantil de Castilho e Adamantina, mas pela segunda vez desde o início da Liga 2016, a equipe de Adamantina deixou de comparecer ao seu compromisso, e Castilho acabou ficando com a vitória por W.O.

Confiança

Após a maratona de jogos do final de semana, o técnico Carlos “Formiga” Pereira fez questão de parabenizar e reconhecer o esforço dos meninos castilhenses: “Estão todos de parabéns, em especial esta equipe masculina que, em menos de 24hs, teve que disputar 4 jogos, sendo 2 pelo Juventude [sem tempo de descanso] e 2 pela Liga.

Também é preciso agradecer o apoio que recebemos da CME, da Administração e da população que atendeu nosso convite e veio prestigiar os jogos nestes dois dias de intensa movimentação. A todos, o nosso muito obrigado!”, finalizou.