Sexta-feira, 19 abril 2024
 
Facebook

Jamil conquista unidade móvel de acolhimento a mulheres do campo

Prefeito Jamil com a ministra de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, a secretária nacional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, Aparecida Gonçalves, e a presidente do INSS, Elisete Berchiol, em Brasília

Andradina - O prefeito Jamil Ono (PT) garantiu mais uma conquista para o munícipio ao assinar com a ministra de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, em Brasília, o termo de doação com encargos do projeto "Ônibus Lilás", na quinta-feira (05).

O documento também foi assinado pela secretária nacional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, Aparecida Gonçalves, e foi acompanhado pela presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Elisete Berchiol da Silva Iwai.

Acompanhou pelo município a coordenadora de Políticas para Mulheres, Paola Kotaki, o gestor municipal de Convênios, Fernando Henrique Ramos e oassessor, Rogério Aparecido Floriano de Oliveira.

O termo é firmado entre o Governo de Andradina e a União por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres, ligada ao Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos.

O Ônibus Lilás, que é uma unidade móvel de acolhimento a mulheres, faz parte do programa do Governo Federal de Atenção à Violência Contra as Mulheres do campo e da floresta prevista no Plano Nacional de Políticas para as Mulheres.

O projeto vai levar aos assentamentos de reforma agrária e comunidades rurais as informações para o enfrentamento da violência contra a mulher. “É mais um projeto extraordinário que vai levar democratização e o acesso à orientação e apoio para as mulheres do campo de Andradina e região, garantindo ainda mais os seus diretos”, destaca o prefeito Jamil, enfatizando que Andradina será cidade-polo neste atendimento.

A ministra Eleonora Menicucci destacou o trabalho feito por Andradina, especialmente por ser uma das poucas cidades do país a ter secretarias destinadas as questões fundamentais como a de Promoção a Cidadania e Direitos Humanos, Desenvolvimento Agrário e Politicas Sobre Drogas.

O trabalho de secretários, coordenadores e jurídico também foi ressaltado por Elisete Berchiol, que tem carreira na região de Andradinae sempre mostrou apoio ao município, especialmente na conquista do PAC2. “Parabenizo atuação e esforço de e toda equipe de Governo, neste novo beneficio á população”, comenta Elisete.

O ônibus da Volkswagen é avaliado em torno de R$ 726 mil e vem equipado com 50 cadeiras e mesas, toldos para área externa, banheiro, duas salas, sendo uma de atendimento psicossocial, eletrônicos, computadores, impressoras, cozinha com refrigerador, unidade de comando, climatizado com ar condicionado, entre outros itens. “Foram destinados dois para o Estado de São Paulo, um para capital e outro para Andradina, que é um territorial rural muito importante na região de assentamentos”, comentou Aparecida Gonçalves.

Paola Kotaki comemora a vinda do Ônibus Lilás, com entrega prevista entre os dias 23 e 27 já deste mês, para toda população, e que atende um pedido feito durante a conferência municipal das mulheres. “Feliz por mais esta política pública do Governo de Andradina que vai entender essas mulheres do campo que são tão importantes para a formação da nossa sociedade”, comenta Paola ratificando o compromisso de levar o melhor atendimento do município pelo projeto.

Dados mostram que o projeto é responsável pelo aumento de até 20% no atendimento à violência contra as mulheres através do disque 180. “Será extremamente importante para os assentamentos do município e cidades vizinhas”, completa Fernando Ramos.