Quarta-feira, 24 abril 2024
 
Facebook

Convênio entre São Paulo e Mato Grosso do Sul fortalece o agronegócio

Parceria entre o Instituto de Zootecnia e a Federação de Agricultura de MS foi anunciada pelo governador Geraldo Alckmin durante o Circuito Expocorte em Campo Grande

Estado - O governador Geraldo Alckmin anunciou na quarta-feira, 29, durante abertura do Circuito Expocorte 2015, em Campo Grande, uma parceria entre o Instituto de Zootecnia de São Paulo com a Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul). O evento reuniu pecuaristas, técnicos, empresários e profissionais ligados ao setor.

“O Instituto de Zootecnia tem 110 anos de pesquisa em genética do nelore e pecuária de corte. E culminou com esse trabalho do boi 7.7.7, que em 24 meses você tem um boi com 21 arrobas líquidas. Isso melhora a qualidade da carne, maciez, sabor, cor e, de outro lado, melhora a rentabilidade do setor, a rentabilidade líquida, além do meio ambiente, porque a medida que o boi fica menos tempo, diminui a emissão de gás metano e você ajuda o meio ambiente", destacou o governador.

A parceria prevê, entre outros pontos, pesquisa científica e tecnológica para o incremento de técnicas inovadoras de desenvolvimento e de cultivo, conhecendo desde aspectos relacionados à fertilidade de solo, ao maquinário empregado, ao armazenamento adequado e à comercialização, em especial destaque à produção de cana-de-açúcar e de grãos.

Já em relação à genética, a parceria entre o Instituto de Zootecnia e a Famasul prevê aprofundar pesquisas tecnológicas voltadas à melhoria da qualidade genética de produtos agrícolas, com destaque à resistência de agressões naturais. Já em relação à conservação do solo, está prevista a otimização de processos para fortalecer as culturas, reduzir o impacto ambiental e uso de agrotóxicos.

Alckmin ainda ressaltou que o setor da proteína animal está fortalecido. "O setor de proteína de animal é quem está segurando esse momento de economia fraca, de desemprego, de retração, um setor importantíssimo do ponto de vista social, pois gera emprego em toda cadeia produtiva e do ponto de vista econômico, balança comercial e criação de riqueza. E a gente [Estado de São Paulo] avança com inovação, conhecimento, eficiência e produtividade. A gente fica muito feliz em celebrar essa boa parceria com o Estado/irmão do Mato Grosso do Sul".