Sábado, 20 abril 2024
 
Facebook

Encontro das Mulheres debate violência doméstica nesta 5ª feira

Convite do evento que ocorre no Centro Cultural

Andradina - Acontece na próxima quinta-feira (05) às 19h30 o XV Encontro das Mulheres Andradinenses promovido pelo Governo de Andradina através da Secretaria Municipal de Promoção à Cidadania e Direitos Humanos e da Secretaria de Cultura. O evento será no Centro Cultural Pioneiros de Andradina. O tema deste ano é o “Combate e Prevenção à Violência Doméstica”.

Participam também da realização a Coordenação de Promoção e Igualdade Racial e a Coordenação da Pessoa com Deficiência Física ligadas ao Governo de Andradina, entidades religiosas, a Delegacia de Defesa da Mulher, o Comud (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência) e a Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo).

Haverá uma mesa redonda mediada por Marina Borges que é a coordenadora do Comud. Estão previstas também palestras com o pastor Marcos Proença, com o juiz de direito da Vara da Infância e Juventude, Thiago Henrique Telles Lopes, e com a Dra. Ana Claudia.

“A violência contras as mulheres não será eliminada de uma hora para outra. Mas a prática revela que é possível realizar mudanças nas atitudes e nos comportamentos que podem ser conseguidos em menos de uma geração”, destaca o secretário da pasta de Promoção à Cidadania e Direitos Humanos, Fernando Magno.

As agressões domésticas entre casais podem induzir os jovens que vivem nesses ambientes a comportamentos violentos e machistas, apontam os estudos sobre o tema.

“Xingar, empurrar, ameaçar, dar tapa, impedir de sair de casa, proibir de sair à noite, não deixar usar determinada roupa, humilhar em público, dar um soco, obrigar a ter relação sexual sem vontade e ameaçar com arma são exemplos de práticas que as mulheres ainda sofrem”, completa Magno.