Quinta-feira, 28 mar 2024
 
Facebook

Centro de Hemodiálise, um sonho que se realiza em Andradina

Andradina – No próximo dia 3, a diretoria da Irmandade Santa Casa de Andradina irá inaugurar o novo CDI – Centro de Diagnóstico por Imagem, que levará o nome do ortopedista Dr. Oswaldo Baleroni. No entanto, a OSS tem mais uma grande noticia pra comemorar, pois já foi publicado no Diário Oficial, o deferimento da licença de funcionamento do Centro de Hemodiálise para a Santa Casa de Andradina.

Centro de Hemodiálise

Os pacientes que necessitam passar pelo procedimento de hemodiálise de Andradina e região, normalmente são atendidos em Ilha Solteira. A viagem é longa e o paciente fica até quatro horas na máquina e passa pelo processo pelo menos três vezes por semana. Isso causa um desgaste grande ao paciente, que ainda precisa ficar no local durante horas esperando os demais pacientes para retornar para casa geralmente em ambulâncias das prefeituras.

Mas esse sofrimento em breve vai terminar, pois Andradina terá o Centro de Hemodiálise da Santa Casa, que irá atender a demanda local e regional. A Santa Casa de Andradina, com todas as dificuldades decorrentes dos demais hospitais públicos do país, atende Andradina e mais 14 municípios da região. Em meados de 2013, após a visita a Santa casa do governador Geraldo Alckmin, A Secretaria Estadual de saúde anunciou a liberação de um investimento na casa de R$ 9 milhões para o cumprimento do Plano Diretor de Investimentos da OSS, já dando inicio na época a construção do novo Centro Cirúrgico.

O Centro de Hemodiálise está sendo construído no terreno da própria Santa Casa, com verba de R$ 500 mil reais do Governo do Estado de SP e ficará sob a responsabilidade dos médicos nefrologistas, Dr. Carlos Eduardo Mendonça da Rocha e Dr. Rodrigo Lúcio dos Santos, além de equipe técnica que dará suporte necessário ao funcionamento de 20 máquinas de diálise. A equipe terá, além dos dois nefrologistas, três enfermeiros com especialização em nefrologia padrão e uma equipe de 15 a 20 técnicos em enfermagem.

“O Centro de Hemodiálise deverá funcionar em três turnos, das 6 da manhã às 20 horas, sendo turnos de 4 em 4 horas, para dar conta da demanda atual. Podendo atender cerca de 120 pacientes por mês, sendo particular, planos de saúde e pelo SUS – Sistema Único de Saúde. Contamos com a boa vontade política, a garra dos gestores e administração da Santa Casa e estamos confiantes para iniciarmos os trabalhos, agora com o deferimento da Vigilância Sanitária, o sonho se torna uma realidade”, disse o Diretor Administrativo da Santa Casa Sebastião Sérgio da Silva.

Publicação - Diário Oficial de 27/11/2014 - Grupo de Vigilância XI – Araçatuba

Subgrupo de Vigilância Sanitária – Andradina. Subgrupo de Vigilância Sanitária – Araçatuba - Despachos da Diretora, de 26-11-2014. O Diretor da Subgrupo de Vigilância Sanitária de Araçatuba. Defere o Cadastro/Licença Funcionamento Inicial do Estabelecimento.

O(s) responsável(s) assume(m) cumprir a legislação vigente e observar as boas práticas referentes as atividades prestadas, respondendo civil e criminalmente pelo não cumprimento de tais exigências, ficando inclusive sujeito(s) ao cancelamento deste documento. 01 – Comunicado de Arquivamento de Processo.- (Lta-Unidade de Hemodiálise). Proc. 001.0712.00070/2013 – Irmandade da Santa Casa de Andradina - Av. Guanabara, 730 –Andradina/SP.