Sexta-feira, 26 abril 2024
 
Facebook

Enquete aponta Makoto como próximo a presidir a Câmara Municipal

Andradina – Como em todos os assuntos polêmicos que ocorrem no município, democraticamente o site jfolharegional busca ouvir a opinião dos andradinenses através de enquetes nas redes sociais. O assunto em pauta é a escolha da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Andradina, que ocorrerá na segunda-feira, dia 24, próxima Sessão Ordinária. A princípio, todos os quinze vereadores se dizem candidatos, já quebrando um acordo feito em 2012, onde os nomes para ocupar a presidência já estariam pré-estabelecidos, no entanto tudo foi deixado para trás.

No feriado do dia 20, muitas reuniões ocorreram dando conta que os nomes mais cotados seriam dos vereadores Silas Carlos Oliveira (PDT) e Márcio Makoto Izumi (PT), ambos no segundo mandato e ainda não ocuparam o almejado cargo de presidente. Os comentários são que alguns preferem manter a escolha em segredo como Sergio Santaela (PR) e Hernani Martins (PT) e também poderá haver surpresa com algumas abstenções como já ocorreu outras vezes.

O resultado da enquete que permaneceu durante a semana no ar é o seguinte: Márcio Makoto (PT) lidera com 26%; Cristiano Rodrigues (PSDB) 22,8%; Edgar Dourado (PV) 18,7%, Silas Carlos (PDT) 9,8%, Mauricio Carneiro (PMDB) 6,5%, Joaquim Justino (PSDB) 5,7%, Wilson Bossolan (PT) 3,3%, Nelson Pegoraro (PR) 2,4%, Sérgio Santaela (PR) 1,6%, Marcelo Gimenez (PC do B) 1,6%, Paulo Assis (PV) 0,8%, Maria Nadir (PT) 0,8% e os demais, Marcelo Mariano (PP), Carlos Alexandre (PC do B) e Hernani Martins (PT) não obtiveram votos.

Estratégia

Apesar de não ter sido cogitado, Joaquim Justino (PSDB) poderá tentar a reeleição como uma estratégia da base de oposição ao prefeito Jamil Ono (PT), pois em caso de empate, o parlamentar leva a melhor devido a idade cronológica ser maior que dos demais.

Corrida

Silas Carlos (PDT) está correndo em busca de apoiadores, pois afirma que sonha em sentar-se na cadeira da presidência como o fez um dia seu saudoso irmão o ex-vereador Gildão Oliveira.

Contatos

A reportagem tentou ouvir a opinião de alguns vereadores e a maioria deixou incógnito seu voto e afirmando ser candidato a presidente da Casa de Leis. Os vereadores e o presidente do PC do B, não atenderam nem retornaram as ligações. Joaquinzão disse que se necessário, esta pronto para um segundo mandato e Makoto que sai na frente na enquete, não se manifestou. Enfim, o resultado como sempre não é decidido na hora da votação, mas sim em reuniões a portas fechadas bem antes do pleito.