Terça-feira, 16 abril 2024
 
Facebook

Aécio: política externa será conduzida com profissionalismo

Brasil - O candidato à Presidência da República pela Coligação Muda Brasil, Aécio Neves, afirmou, na madrugada deste sábado (25/10), que vai conduzir a política externa com pragmatismo. Em entrevista após o debate na Rede Globo, ele criticou o “forte viés ideológico” que vem orientando os governos do PT e priorizando países “amigos”, que, em vários casos, não respeitam sequer os direitos humanos.

“Política externa hoje é pragmatismo. Sempre valorizei política externa para fazer o nosso país crescer”, afirmou Aécio em entrevista após o debate. “Lamentavelmente, tivemos uma política externa conduzida por um forte viés ideológico que não apresentou resultados.”

Aécio ressaltou que pretende ampliar as relações com a Ásia e África. Segundo ele, é fundamental profissionalizar as relações externas. Para o candidato, é essencial manter uma relação com os estrangeiros marcada pelo profissionalismo e a qualidade.

Qualificar

Questionado sobre as relações com a China, principal parceiro comercial do Brasil, Aécio afirmou que, uma vez eleito, visitará o país. “A China é hoje o mais importante parceiro comercial que o Brasil tem. É muito importante que essa relação seja mais qualificada”, destacou ele.

Em seguida, Aécio acrescentou: “A China, no meu governo, terá um tratamento prioritário, pois já é hoje – sob ponto de vista econômico e social - um país estratégico. Se vencer as eleições, gostaria até como sinalização, fazer uma das minhas primeiras viagens à China”.

Referindo-se à África, Aécio ressaltou que respeita “muito” as parcerias firmadas com os africanos, como Moçambique e que pretende ampliá-las. “Vamos estimulá-las, se eleito, teremos uma política externa profissional. Acho que ainda existe um potencial inexplorado”, disse.

Atração

Aécio afirmou ainda que para atrair novos investimentos e novas ofertas é fundamental definir na economia regras claras e uma política fiscal eficiente e transparente. Para isso, ele disse que vai trabalhar para controlar a inflação com uma equipe econômica qualificada e eficiente.

Bem-humorado, Aécio disse que terá uma agenda intensa neste sábado em São João Del Rei (MG), cidade de seu avô Tancredo Neves e familiares. Aproveitou também para mandar uma mensagem aos eleitores:

“A decisão será dos cidadãos e cidadãs brasileiras. Chego ao final, com a certeza que tive a coragem de mobilizar o Brasil. Tive um apoio, mais do que um movimento, em favor da ética e de uma mudança. Lamento o nível da campanha dos nossos adversários”, afirmou Aécio.