Sexta-feira, 26 abril 2024
 
Facebook

Caso Dilma vença, Sul e Sudeste poderão pedir divisão do País

Brasil – Algo nunca visto no Brasil esta ocorrendo nas eleições majoritárias de 2014, onde as redes sociais estão sendo maciçamente usadas para que o brasileiro expresse sua opinião sobre os candidatos. No primeiro turno, o candidato do PSDB Aécio Neves nem era cogitado para ir ao segundo turno contra Dilma Rousseff (PT) que tenta a reeleição ou Marina Silva (PSB), que assumiu a vaga após a morte do candidato Eduardo campos, ocorrida em trágico acidente dia 13 de agosto, em plena campanha política. Dilma obteve 41% dos votos e Aécio 35% e com uma diferença de 6 pontos percentuais, disputam no próximo domingo (26), a Presidência da República. Essa será a quarta vez que o PT e o PSDB disputam a vaga consecutivamente, sendo sempre o primeiro vencedor.

Mudanças

Após os escândalos de corrupção que envolve o PT, inclusive tendo parte da cúpula pagando pena em presídios, estoura mais um, o da Petrobrás, cuja empresa se encontra em dificuldades financeiras com suas ações em baixa, devido a má gestão dos petistas. Outro fator que vem contra a reeleição de Rousseff é a volta da inflação e a falta de crescimento, com obras paradas por todo o país, superfaturadas, a máquina pública inchada com petistas e partidos aliados e a saúde esta um caos, com quase 15 mil leitos SUS desativados.

Pesquisas

Existem controvérsias entre as pesquisas ISTOÉé/Sensus e Datafolha, sendo que aparece Aécio Neves a frente, em outros momentos apontam empate técnico e nos últimos dois dias, Rousseff aparece na frente. Isso tem mobilizado os internautas do Sul e Sudeste, onde o PT perdeu no primeiro turno, levando o tom das discussões para um possível Plebiscito Popular visando a divisão do País com as regiões Sul e Sudeste. Os internautas citam o estado de São Paulo que é o que mais arrecada impostos para o Governo federal e só tem como retorno 10% em benefícios, ou seja, as regiões citadas na maioria rejeitam a reeleição de Dilma Rousseff.

O que é um Plebiscito Popular?

Um Plebiscito é uma consulta na qual os cidadãos e cidadãs votam para aprovar ou não uma questão. De acordo com as leis brasileiras somente o Congresso Nacional pode convocar um Plebiscito. Apesar disso, desde o ano 2000, os Movimentos Sociais brasileiros começaram a organizar Plebiscitos Populares sobre temas diversos, em que qualquer pessoa, independente do sexo, da idade ou da religião, pode trabalhar para que ele seja realizado, organizando grupos em seus bairros, escolas, universidades, igrejas, sindicatos, aonde quer que seja, para dialogar com a população sobre um determinado tema e coletar votos. O Plebiscito Popular permite que milhões de brasileiros expressem a sua vontade política e pressionem os poderes públicos a seguir a vontade da maioria do povo.

Eleição

Enquanto a eleição não acaba, não se sabe o que poderá ocorrer, pois as maiores riquezas do país estão nas regiões Sul e Sudeste, a começar pelas bacias petrolíferas, indústrias, usinas de etanol, sendo que as regiões Norte, Nordeste e Centro-oeste, perderão muito caso isso ocorra.