Quinta-feira, 25 abril 2024
 
Facebook

Projeto Guri é reinaugurado com apresentação musical gratuita

Alunos do programa de educação musical tocam nesta segunda-feira, 20 de outubro, às 20h

Andradina - Para marcar a reabertura do polo de ensino do Projeto Guri em Andradina, região de Araçatuba, crianças e adolescentes do programa de educação musical – mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo - promove uma noite musical, aberta ao público, hoje, 20 de outubro, às 20h.

Depois de uma ampla reforma, o polo do Guri em Andradina – presente no município desde 2006 - ganhou duas novas salas para os cursos de canto-coral e cordas friccionadas, além de melhorias na área administrativa e modernização de banheiros. O espaço também foi adaptado para acessibilidade e recebeu nova pintura. Com cinco meses de duração, a reforma, feita em parceria com a prefeitura municipal, promoveu diversas melhorias e proporciona maior bem-estar aos alunos, além de visar o melhor aproveitamento das aulas.

Em comemoração à reabertura, cerca de 70 guris das turmas de sopro, cordas friccionadas, canto coral e percussão mostram suas habilidades, executando um repertório eclético com canções que passam pelo rock nacional, sertanejo de raiz e jazz. Na apresentação, o público poderá conferir interpretações de “Vou Deixar”, de Jota Quest, “A Hora é Agora”, de Jorge e Mateus, e “Twist And Shout”, dos Beatles. O evento é gratuito e acontece no polo de ensino. O prefeito Jamil Ono abrirá a cerimônia.

O Projeto Guri, considerado o maior programa sociocultural brasileiro, oferece aulas gratuitas de música – no contraturno escolar - para crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos incompletos. Em Andradina o Guri oferece aulas de canto-coral, sopros, cordas friccionadas (agudas e graves), percussão e instrumentos de metais, entre outros. Para saber mais sobre os cursos e horários entre no site: www.projetoguri.org.br. Informações também pelo telefone: (18) 37224775

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Amigos do Guri

CCR Autoban (municípios de Jundiaí, Campinas, Sumaré, Cordeirópolis, Nova Odessa, Santa Bárbara D´Oeste e Vinhedo); Sky (municípios de Campos do Jordão, São Carlos, Batatais, Lorena e Taubaté); Arteris (municípios de Rio Claro, Jaú, Sertãozinho, Franca e São Carlos); Duke Energy (municípios de Fartura, Rosana, Salto Grande, Mirante de Parapanema e Sandovalina); Companhia Docas do Estado de São Paulo - CODESP (Grupos de Referência); Mercedes-Benz (municípios de São Carlos e Iracemápolis); Deloitte (municípios de Vinhedo, Elias Fausto e Santa Gertrudes); Grupo Maringá (município de Ourinhos e Itapeva); CCR SP Vias (município de Itapeva); Magazine Luiza (município de Franca); Pinheiro Neto (município de Sorocaba); Supermercados Tauste (municípios de Bauru e Marília); Banco Votorantim (município de Itapeva); GRUPO BB E MAPFRE (município de São Carlos); EDP (municípios de Aparecida, Lorena e São Sebastião); Capuani (município de Tietê); Azul (município de Campinas); Cipatex (município de Cerquilho); PPE Fios (município de Cerquilho); Secretaria de Cultura de Águas de Lindóia (município de Águas de Lindóia); Pirelli (município de Elias Fausto e Campinas); Pampilli (município de Birigui); Inforshop (município de Itu).

Sobre o Projeto Guri

Mantido pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, canto coral, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopro, teclado e percussão, para crianças e adolescentes entre 06 e 18 anos. Mais de 49 mil alunos são atendidos em mais de 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os 370 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação Casa, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 540 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Sobre a Amigos do Guri

A Amigos do Guri é uma organização social de cultura que, desde 1995, administra o Projeto Guri. De 2004 até hoje, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação Casa. Além do Governo de São Paulo – idealizador do projeto – a Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Amigos do Guri, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar.