Quinta-feira, 25 abril 2024
 
Facebook

Crianças entre 1 e 2 anos devem tomar vacina contra Hepatite A

Andradina - Seguindo o calendário de vacina do Ministério da Saúde o Governo de Andradina abriu nesta semana a vacinação contra a Hepatite A. A dose que antes se encontrava apenas em clinicas particulares foi colocada pelo Governo Federal na rede pública de saúde e todas as crianças entre 12 e 24 meses agora podem ser imunizadas gratuitamente.

Segundo informação da enfermeira do Centro Municipal de Vacinação, Gabrielle Otaviano, a imunização acontece em dose única e as mães ou responsáveis devem comparecer a uma unidade de Saúde levando a carteira de vacinação da criança. As vacinas estão sendo aplicadas na UAS Norte a rua Evandro B. Calvoso, 2536, na Vila Botega, na UBS da Vila Mineira a rua Iguaçu, 1195, na UBS do Benfica a rua Monsenhor Vitor Assuiti, 2004, e no Centro Municipal de Vacinação, a rua Paes Leme, 145.

Dados

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos ocorrem cerca de 1,4 milhões de casos de hepatite A em todo o mundo. Para o Brasil, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) estima que ocorram 130 casos novos/ano por 100 mil habitantes.

A hepatite A é doença habitualmente benigna na infância e de incidência frequente e precoce nas populações de baixa renda que vivem em más condições de saneamento básico. A principal via de contágio é a fecal-oral, por contato inter-humano ou por meio de água e alimentos contaminados.

Contribui para a transmissão a estabilidade do vírus no meio ambiente e a grande quantidade de vírus presente nas fezes dos indivíduos infectados. A disseminação está relacionada com a infraestrutura de saneamento básico e a aspectos ligados às condições de higiene praticadas.