Quarta-feira, 24 abril 2024
 
Facebook

Castilho investe R$ 235 mil para o conforto de usuários do CIS

Saguão de espera contará com ambiente climatizado, portas automáticas e painel eletrônico de senha

Castilho - Em Castilho, o atendimento à população que faz uso dos serviços disponíveis no CIS (Centro Integrado de Saúde) será totalmente reestruturado. A partir desta quarta-feira (20), a empresa J.A Serviços de Alvenaria deve iniciar as obras de ampliação e adequação nas diversas áreas do prédio. A empreiteira venceu o processo licitatório aberto pela prefeitura e assinou contrato com o município no valor de R$ 235.300,96 para executar o trabalho. A melhoria foi conquistada pela Administração de Castilho, por meio do Programa QualisUBS da Secretaria de Saúde do Estado.

Conforme explicou o diretor do Departamento de Engenharia, Wilson Rocha, o prazo contratual previsto para a conclusão das obras é de cinco meses. As adequações começarão pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) onde será construído um laboratório para pequenas intervenções clínicas em animais. Futuramente, o local ainda passará a promover campanhas de castração de cães e gatos gratuitamente. A ampliação do CCZ obedece a determinações impostas pelo Instituto de Análises Adolfo Lutz, órgão nacional credenciado pelo Ministério da Saúde.

Ainda de acordo com Rocha, a sala de esterilização de instrumentos e utensílios cirúrgicos também será inteiramente readequada. A proposta é atender as normas impostas por profissionais da Vigilância Sanitária. No período de reforma no local, a desinfecção dos materiais acontecerá junto ao Centro Odontológico. O engenheiro destaca que as principais ampliações e que devem refletir diretamente no cotidiano dos pacientes serão executadas na entrada e no saguão de espera do CIS.

O espaço onde os usuários aguardam atendimento será completamente fechado com vidro temperado, portas automáticas e contará com painel eletrônico para o controle e distribuição de senhas individuais. Nele, será instalado forro PVC, aparelhos de ar-condicionado e poltronas confortáveis, além da construção de rampa de acessibilidade, salas para consultas médicas e odontológicas e para a distribuição de medicamentos e entrega de exames. Com o intuito de garantir a proteção dos moradores contra o sol e chuva, a entrada terá cobertura metálica, enquanto a farmácia municipal ganhará um amplo depósito.

O prefeito Joni Buzachero acredita que as melhorias no CIS vêm ao encontro de antigas reivindicações de toda a população. Ele ainda assegura que a reestruturação no setor acarretará em maior prontidão e mais qualidade nas consultas médicas. ‘’Investir na saúde é demostrar respeito aos moradores. Firmamos o compromisso de oferecer atendimento digno e acabar com as filas no Departamento e, com muito esforço, a Administração está cumprindo com o que foi proposto’’, enfatizou ele.