Terça-feira, 23 abril 2024
 
Facebook

Ovelha tem quadrigêmeas em assentamento do Pontal

Pontal - Em um caso raro, uma ovelha da raça Santa Inês pariu, há cerca de duas semanas, quatro fêmeas no Assentamento Estadual Santa Cristina, em Mirante do Paranapanema. O produtor Maurino de Oliveira, responsável pelo plantel, ficou surpreso com a situação incomum. A notícia se espalhou pela região do Pontal do Paranapanema.

As quadrigêmeas são frutos do pioneirismo do Programa de Diversificação da Produção/ Subprograma Pequenos Animais, fomentado há 14 anos pela Fundação Itesp, por meio do Grupo Técnico Sistemas Produtivos da Gerência de Produção e Renda da Diretoria Adjunta de Políticas de Desenvolvimento.

Nos últimos cinco anos, o Itesp investiu R$ 254 mil na aquisição de 660 animais das espécies caprina e ovina - 528 fêmeas e 132 machos. Ao todo, foram desenvolvidos 132 projetos nos assentamentos, atendidos pela instituição no estado, que beneficiaram igual número de famílias. Cada projeto conta com 4 matrizes e 1 reprodutor.

O fornecimento dos animais é uma alternativa para diversificar a produção e renda, seja para produção leiteira, venda dos animais ou carne. A contrapartida do assentado beneficiário é o repasse de ovelhas ou caprinos, em igual número ao recebido, a outro produtor assentado em um período de até cinco anos.